Prefeitura reforça fiscalização em portos para prevenção à Covid-19

A Prefeitura de Santana em conjunto com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) desenvolveu um protocolo específico de ações para a fiscalização nos portos de embarque e desembarque de cargas e passageiros no município. A operação ocorre em cumprimento ao protocolo sanitário estabelecido no Decreto nº 0578/2021 assinado na última quarta-feira (10), para contenção da Covid-19.

Agentes de fiscalização da Coordenadoria de Vigilância em Saúde em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação realizam diariamente a fiscalização na região portuária para garantir o cumprimento das medidas. “A fiscalização já visitou proprietários dos portos, agências de venda de passagens e comandantes de embarcações, responsáveis pela segurança da tripulação e de cargas, para que os mesmos adotem as medidas sanitárias adequadas para contenção do coronavírus no município”, explicou o coordenador da Vigilância em Saúde, Plínio da Luz.

As medidas estabelecidas pelo novo decreto em portos particulares e públicos de Santana ressalta que empresas do transporte fluvial de cargas e passageiros, os proprietários, deverão observar de maneira rigorosa, uma delas, consiste em comunicar, imediatamente, às autoridades sanitárias, no momento da atracação nos portos municipais de Santana, sejam passageiros ou tripulantes que apresentarem suspeita de Covid-19.

O Governo do Estado cedeu ainda dez agentes para intensificar a fiscalização. O foco são as embarcações que vêm de Belém ou Santarém (PA), cidades que já apresentam nova variante da Covid-19.

Ainda no decreto nº 0578/2021, o município estabelece a continuidade das medidas restritivas como o funcionamento de restaurantes, pizzarias, lanchonetes e similares em horário reduzido até às 22h. Bares e boates continuam com atividades suspensas. Mais informações, acesse o site da Prefeitura de Santana e obtenha o decreto na íntegra.

Comunicação / Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *