Prefeitura retira mais de 15 mil toneladas de resíduos sólidos da cidade no mês de abril

O quantitativo de resíduos sólidos retirados da cidade no mês de abril atingiu 15.170,72 toneladas, de acordo com o Relatório de Pesagem de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana. Os serviços de limpeza urbana são realizados diariamente pela Prefeitura de Macapá. De acordo com os dados, os maiores volumes estão relacionados ao lixo domiciliar com 6.475,17 toneladas, e canais com 3.937,94, que representam cerca de 70% do volume de lixo coletado.

A limpeza urbana representou 13% da remoção de resíduos, um total de 1.986,37 toneladas. O lixo é referente à retirada de lixeiras viciadas, podas de árvores, entulhos da construção civil, limpeza de praças e ruas. Já os resíduos produzidos por feiras e mercados atingiram 460,10 toneladas, 3% do total de resíduos sólidos coletados no mês de abril, em Macapá.

O secretário municipal de Zeladoria Urbana, Jean Patrick, mencionou o quantitativo de resíduos retirados dos contêineres, foram 86,20 toneladas. “Esse lixo está relacionado a nossa campanha “Ei Mano, Joga Teu Lixo No Contêiner”, lançada no mês de passado, pelo fim das lixeiras irregulares e combate à sujeira na cidade. A população tem nos atendido e colaborando com o trabalho”, conclui.

Nos distritos, a Prefeitura retirou 77,83 toneladas de lixo, um percentual que não atingiu 1% da produção total do mês de abril. “A baixa produção de resíduos sólidos está relacionada ao consumo consciente da população dos Distritos”, enfatiza o coordenador de Resíduos Sólidos da Zeladoria Urbana, Manoel Fernandes de Lima.

Ainda de acordo com o relatório, de janeiro a abril deste ano foi identificado um aumento significativo no volume coletado de resíduos domiciliares, canal e limpeza urbana. A alteração se deve à intensificação dos serviços nesses segmentos.

Canais e áreas de ressaca somam um total de quase quatro mil toneladas de resíduos entre janeiro e abril, já os serviços urbanos (domiciliar) atingiram 7,055,96 toneladas.

Mônica Silva
Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *