Prêmio Sesc de Literatura abre inscrições onlines

Por Railana Pantoja

O Prêmio Sesc de Literatura edição 2021 abriu inscrições gratuitas nesta segunda-feira (25). O foco são escritores com obras inéditas nas categorias conto e romance. Autores interessados têm até 19 de fevereiro para realizarem a inscrição, através do site https://www.sesc.com.br/portal/site/premiosesc.

Os vencedores terão suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde 2003, a premiação é vista como a principal porta de entrada de autores iniciantes no mercado literário. No ano passado, foram inscritos 1.358 livros, sendo 692 romances e 666 contos.

Os livros são inscritos pela internet por pseudônimos, o que impede que os integrantes da comissão avaliadora reconheçam os reais autores e evita qualquer favorecimento. Os romances e contos são avaliados por escritores profissionais renomados, que selecionam as obras vencedoras pelo critério da qualidade literária.

Os autores premiados vêm sendo convidados para outros importantes eventos internacionais, como a Primavera Literária Brasileira, realizada na França; o Festival Literário Internacional de Óbidos, em Portugal; e a Feira do Livro de Guadalajara, no México.

Os vencedores da edição de 2020 foram Caê Guimarães, do Espírito Santo, na categoria romance, com a obra ‘Encontro você no oitavo round’; e Tônio Caetano, do Rio Grande do Sul, na categoria conto, por ‘Terra nos Cabelos’. Henrique Rodrigues avaliou que a escolha de vencedores de diferentes partes do Brasil reafirma o aspecto de diversidade do projeto em descobrir talentos de todas as regiões do país.

Fonte: Diário do Amapá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *