Preparativos para o Arraiá no Meio do Mundo de 2017 iniciam neste final de semana com as visitas aos polos

1-1

Neste sábado, 5, a Federação das Entidades Folclóricas do Amapá (Fefap), dá início aos trabalhos para a realização da quadra junina de 2017, com o circuito de visita aos polos para entrega do regulamento, calendário e fichas de inscrições para os grupos. O primeiro polo a ser visitado pela comitiva da Federação está localizado em Mazagão, e depois seguem para mais quatro polos, até 3 de dezembro. A presidente da Fefap, Daiana Ronieli, e o deputado Federal Marcos Reátegui estarão acompanhando a equipe de coordenação.

Com estas visitas, a Fefap começa a cumprir o calendário do Arraiá no Meio do Mundo, que, após esta etapa de visitas, retorna em janeiro, e em março acontece o lançamento oficial do evento, os prazos para confirmação dos grupos, cadastro e transferências de brincantes. Nos meses de abril e maio, serão realizados os pré-festivais nos polos, e em maio e até início de junho, os concursos de Garoto Fefap Gay, e Garota Fefap Tradicional e Estilizadas. As eliminatórias municipais e estadual ocorrem de 10 de junho à de julho, nas categorias estilizadas e tradicionais.

10

Mais de 17 mil quadrilheiros

A Fefap realiza o Arraiá no Meio do Mundo há dez anos, com grupos de todos os municípios amapaenses. Em 2017, está prevista a participação de mais de 100 grupos, que somam cerca de 17 mil brincantes. O evento se divide em cinco polos, Macapá, Laranjal do Jari, Mazagão, Santana, e o Norte, que engloba os municípios do eixo norte da BR 156. Nas seletivas municipais, os grupos dos polos são selecionados e vêm para o campeonato estadual disputar os títulos.

Quadrilhódromo

Neste ano de 2016, os quadrilheiros juninos realizaram o Arraiá sem apoio do Governo do Estado (GEA) e Prefeitura (PMM), apenas com o trabalho realizado pelos grupos, que se preparam com antecedência. A presidente Daiana estima que a quadra junina completa custa em média, R$ 1 milhão, sendo que o maior percentual deste montante vai para estrutura, som e iluminação. A boa notícia é que o deputado Federal Marcos Reátegui anunciou emenda parlamentar para a construção de um Quadrilhódromo.

33

Capacitação de mão-de-obra e geração de emprego

“Com este apoio do mandato do deputado Marcos, vamos fomentar a quadra junina e depender cada vez menos de apoio dos Poderes. Atualmente é o evento com maior participação popular, principalmente de jovens, que conseguimos tirar das zonas de risco social”, disse Daiana. O Quadrilhódromo terá, além do espaço para as apresentações, salas para a realização de oficinas para aprendizagem das artes que constroem a quadra junina, como artesanato, corte e costura, adereços, soldagem, e outros, além de capacitação para jurados.

Mariléia Maciel
Ascom/Fefap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *