Presidente do Senado define com a bancada do Amapá prioridades para os próximos dois anos

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (Democratas- AP), se reuniu, nesta quinta-feira (14), com a bancada do Amapá, na residência oficial, para definir as obras prioritárias para o desenvolvimento econômico e social do estado. A ideia é apresentar um conjunto de propostas para a população amapaense.

“Vamos apresentar uma Carta de Brasília para o Desenvolvimento do Amapá, assinada pelos três senadores, em conjunto com os oito deputados federais, com as prioridades para a atividade parlamentar”, explicou.

De acordo com Davi, entre as pautas levantadas está a conclusão da BR156, uma obra importante para o estado que teve início há 70 anos e que até hoje não foi finalizada.

“Nós temos ainda como prioridade a conclusão do Hospital Universitário, que é uma conquista da bancada do Amapá. Essa é a maior obra de saúde da região Norte do país, orçada em R$ 200 milhões. Trata-se de um hospital com 300 leitos que vai modernizar a saúde pública depois de 50 anos”, disse.

O presidente do Senado falou também que a bancada do estado sempre esteve unida em prol dos cidadãos do Amapá e a carta de intenções é uma prova de que os parlamentares de ambas as casas legislativas federais continuam trabalhando conjuntamente.

“Eu estou muito feliz por recepcionar a bancada aqui na Residência Oficial do Senado e em poder fazer parte deste momento histórico do Brasil e da bancada do Amapá. Unidos vamos trabalhar para desenvolver nosso estado”.

Davi Alcolumbre alertou que existe a necessidade de interlocução com os governos federal e do Amapá para viabilizar as pautas do estado.

“Nós precisamos compatibilizar as convergências, definir quais são as prioridades do governo do estado, dos municípios, enumerar as prioridades e trazer este levantamento para o conhecimento do governo federal porque, muitas vezes, existem pautas em comum entre os governos federal e estadual. Por isso, acredito que se pudermos adequar os programas com as pautas da bancada, juntamente com a do governo estadual, federal e municipal, a gente vai poder dar uma resposta mais rápida para a sociedade”, finalizou.

Carta Brasília para o desenvolvimento do Amapá

Pauta de prioridades:

1. Pavimentação da BR-156 (Trechos Norte e Sul).

2. Conclusão das obras e aquisição de equipamentos para o Hospital Universitário.

3. Conclusão da Via Norte Sul.

4. Elaboração dos estudos e projetos para a pavimentação da BR-210 (Perimetral Norte) no trecho entre os municípios de Porto Grande e Serra do Navio.

5. Garantir a transposição para os quadros da União a todos os servidores contemplados pelas Emendas Constitucionais 79 e 98.

6. Aprovação das normas de aperfeiçoamento da Zona Franca Verde de Macapá e Santana (origem da matéria-prima, restrição a minérios e cosméticos), bem como promover a atração de investidores para aproveitamento dos benefícios fiscais

7. Construção do Centro de Convenções.

8. Construção do Terminal Hidroviário de Santana

9. Modernização e ampliação das instalações do Porto de Santana

10. Construção do novo Hospital de Emergências, que poderá ser de competência Federal, estadual ou Municipal.

11. Apoiar a infraestrutura dos municípios, notadamente no saneamento básico e urbanização.

12. Avançar na consolidação dos acordos transfronteiriços entre Brasil e França.

13. Apoio à ampliação e estruturação dos campos do IFAP no Amapá.

14. Apoiar a expansão e modernização das escolas Estaduais, Municipais e Universidade Estadual do Amapá, especialmente para a construção do novo Campus, bem como a UNIFAP.

15. Conclusão da ponte sobre o rio Jari.

16. Reforçar o Programa Minha Casa Minha Vida para novas habitações no Estado do Amapá.

Assessoria de comunicação do Senado Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *