Presidente do TCE/AP é homenageada na 12ª Edição do Coninter no Rio de Janeiro

05
Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, presidente do TCE Amapá

Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), foi uma das homenageadas na 12ª Edição do Congresso Nacional de Controle Interno e Externo (Coninter), que iniciou hoje (7) e segue até amanhã (8), no Rio de Janeiro. A homenagem foi pela excelência nas ações de controle e incentivo à capacitação dos servidores do TCE/AP.

O Coninter Capacita os servidores e gestores que atuam na área de controle interno e externo, licitações, contábil e de Planejamento com informações atualizadas na criação, execução e desenvolvimento da auditoria interna apresentando roteiros, procedimentos e experiências de sucesso.

07
Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço, presidente do TCE Amapá e o conselheiro Pedro Aurélio

Esta edição em nível Nacional conta com temáticas de vanguarda. As searas jurídica, contábil e financeira são bases na composição do conteúdo programático do Congresso em destaque. Participam do evento o conselheiro substituto Pedro Aurélio, diretora de controle externo Maria Zelita Farias, diretora da Escola de Contas Xirlene Costa, assessora de controle interno Dacicleide Gatinho e a assessora de comunicação Ilziane Launé.

A palestra de abertura congresso foi do doutor Clóvis de Barros Filho, graduado em Direito pela USP e em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, mestrado em Science Politique pela Université de Paris 3 – Sorbonne-Nouvelle e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Obteve a Livre-Docência pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde atualmente é professor, que abordou o tema “Controle e Responsabilidade”.

Programação:

01

11h
Governança e Resultados na Administração Pública. As Atividades de Controle.
• Jair Santana (MG)
Mestre em Direito do Estado (PUC/SP). Advogado, parecerista, consultor e professor.
14h00
Controle das alterações dos contratos.
• Flávio Amaral (RJ)
Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito da Empresa e Tributação pela UCAM. Coordenador e Professor pela FGV/RJ.
15h30
OBRAS PÚBLICAS: Principais erros que impactam os empreendimentos
• Cláudio Sarian (DF)
Graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP e em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UniDF. Professor de cursos na área de obras públicas: Licitação e Contratação; Gerenciamento de contratos; Avaliação e Orçamento e Auditoria.

17h30
Encerramento do 1º dia com o Lançamento do Livro:
ATIVISMO DE CONTAS – Controle das Políticas Públicas pelos Tribunais de Contas
Autor: José Ricardo Parreira de Castro

DIA 8
9h
Contas de Governo e Contas de Gestão: Questão relevantes.
• Odilon Cavallari (DF)
Mestre em Direito Constitucional pelo IDP – Instituto Brasiliense de Direito Público, pós-graduado em Administração Financeira (FGV), bacharel em Direito (UniCEUB) e em Administração de Empresas (UnB). Advogado e Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União desde 1993.

11h
GESTÃO E FISCALIZAÇÃO – Corresponsabilidade. Como afastá-la?
• Jerônimo Leiria (RS)
Advogado especializado em Direito Civil graduado pela UNISINOS e em Recursos Humanos pela FGV/SP. Reconhecidamente o pioneiro e mais requisitado especialista brasileiro em Terceirização, profissional que se destacou na introdução da técnica no país.

14h
A gestão do conhecimento aplicada no planejamento orçamentário e na gestão contábil do setor público.
• Sérgio Jund (RJ)
Mestre em Administração Pública pela FGV/EBAPE; Bacharel em Ciências Contábeis com Pós-Graduação em Auditoria Interna.
15h30
Gestão Pública Sustentável e Responsabilidade.
• Jessé Torres Pereira Junior (RJ)
Desembargador no Estado do Rio de Janeiro. Mestre e Doutor em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
17h30 Encerramento da 12ª Edição do CONINTER Nacional

Asscom TCE/AP
Contato: 96 98101 2131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *