Presidente do TJAP participa de reunião de trabalho com a presidente do STF e CNJ

Com objetivo de abordar os desafios atuais enfrentados pelo Poder Judiciário, a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministra Rosa Weber, reuniu-se com presidentes de tribunais de segunda instância, na noite de quinta-feira (1º). O presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), desembargador Adão Carvalho participou do encontro com a ministra, que tratou sobre o Censo do Poder Judiciário, audiências de custódia e biometrização de presos.

Durante a reunião, a presidente do STF afirmou que tem total confiança na competência, na qualidade do trabalho e no engajamento funcional do Poder Judiciário. Segundo a ministra, juízas e juízes brasileiros honram a toga que vestem e, pelo comprometimento da instituição, são garantidores da democracia e da supremacia da Constituição da República.

Para o desembargador Adão Carvalho, a reunião de trabalho foi um momento importante de alinhamento de atuações entre as unidades do Poder Judiciário.

A ministra listou importantes iniciativas que pedem o engajamento dos tribunais para alcançar melhores resultados na prestação jurisdicional. Entre elas estão o Censo do Judiciário, as audiências de custódia, o suporte à equipe responsável pela biometrização de presos, as inspeções judiciais no Sistema Socioeducativo e o Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP).

Também foram tratados temas relacionados à inteligência artificial aplicada ao Poder Judiciário, como o Sistema Eletrônico de Execução Unificado (SEEU), a Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br), a Plataforma Codex e o Processo Judicial eletrônico (PJe).

O evento reuniu presidentes dos Tribunais de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais de Justiça Militar, dos Tribunais Regionais Eleitorais e dos Tribunais Regionais do Trabalho.

– Macapá, 02 de junho de 2023 –
Secretaria de Comunicação do TJAP
*Com informações da Ascom/STF
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *