Prevenção à Covid-19: MP-AP realiza testes rápidos em membros, servidores e colaboradores das Promotorias de Justiça da capital e interior

O Ministério Público do Amapá (MP-AP), por meio do Programa Saúde Ocupacional e Qualidade de Vida, encerrou o cronograma de testagens de membros, servidores, trabalhadores terceirizados e estagiários das unidades do interior para o novo coronavírus. Com profissionais do Serviço Social da Indústria (SESI/AP), contratados para a ação, a equipe do MP percorreu todos os municípios do Estado, onde foram aplicados 172 testes rápidos (IgG e IgM) para a Covid-19, somando-se a mais 30 testes já realizados na capital, Macapá.

Dentro da programação também foi finalizada a imunização para o H1N1. Todas são medidas necessárias para o retorno gradual do trabalho presencial, previsto para o dia 20 de julho. A atividade atende, ainda, orientações do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) para segurança na retomada dos serviços presencias dos MPs estaduais, sob a coordenação da PGJ do MP.

Desde o início da pandemia, o órgão ministerial vem tomando todas as providências para cuidar da saúde de seus profissionais, além do público que acessa os seus serviços. Até o momento, já foram executadas diversas ações preventivas, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Secretaria Estadual de Saúde (SESA), por meio da Vigilância em Saúde.

Nesse sentido, o MP-AP também elaborou um Plano de Retomada Gradual das Atividades Institucionais (nº 001/2020), com um extenso protocolo de ações a serem executadas nesse período, entre elas, a higienização das unidades, vacinação e testagem em massa. Assim, no dia 23 de junho, uma comitiva de membros e servidores do MP-AP esteve na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Amapá (SESI/AP) avaliando a metodologia das testagens rápidas (IgG e IgM) oferecidas pela entidade. Em seguida, no dia 25, a atividade chegou às promotorias de Justiça de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, seguindo logo depois para as unidades de Porto Grande, Tartarugalzinho, Oiapoque, Santana, Mazagão, Ferreira Gomes, Amapá e Calçoene.

A atividade é executada pelo assessor técnico e gerente do Programa de Saúde, José Villas Boas, e pela assessora técnica do MP, Carla Pena, acompanhados dos técnicos de saúde do SESI. “Ficamos muito satisfeitos pelos resultados obtidos, seguindo a orientação da PGJ para verificar a saúde dos trabalhadores do MP, garantindo a biossegurança coletiva por meio da testagem em massa. Na próxima semana passaremos a fazer as testagens na Promotorias da capital”, informou José Villas Boas.

Ainda de acordo com o gerente, com os testes foi possível detectar as pessoas que tinham contraído a Covid-19, possibilitando o imediato afastamento do trabalho presencial, para garantir a segurança das equipes do MP, bem como das pessoas que são atendidas diariamente pela instituição. A ação tem dado maior tranquilidade para a continuidade dos trabalhos.

Palestras virtuais

Além da testagem e vacinação, o Programa de Saúde do MP-AP vem promovendo seminários virtuais com profissionais de saúde do SESI, onde foram repassadas orientações às equipes com relação a, principalmente, cuidados com a saúde e mudança de hábitos – medidas que deverão ser tomadas a partir das novas rotinas estabelecidas em período de pandemia do novo coronavírus.

Até o momento, as palestras por videoconferência trataram sobre a adoção de hábitos saudáveis, ginástica laboral, cuidados com a saúde mental durante o isolamento social e nutrição para combater a ansiedade em tempos de pandemia. Os ministrantes são profissionais das áreas de enfermagem, educação física, psicologia e nutrição do SESI. O psicólogo do MP-AP, Ricardo Barbosa, também tem acompanhado a programação. Neste sábado (4), acontece a palestra “Cuidado no retorno das atividades presenciais”, com a enfermeira Luana Correa, no horário de 10h às 11h. Encerrando a programação mais dois seminários virtuais ocorrerão nos dias 16 e 17 de julho.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Coordenação: Gilvana Santos
Texto: Elton Tavares
Contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *