Primeira reunião do Escritório de Projetos Estratégicos do TJAP

------projeto_15
Como fruto da Portaria nº 44.769/2015-GP, que trata da criação do Escritório de Projetos Estratégicos (EPE), do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), foi realizada a 1ª reunião com os Gerentes de Projetos do Poder Judiciário do Amapá. O evento ocorreu no Plenário menor do TJAP e teve como objetivo esclarecer a importância dos 19 projetos fixados para o ano de 2016.

Na abertura do evento, o juiz auxiliar da Presidência, João Teixeira de Matos Júnior, falou sobre a Missão, a Visão e os Valores que o Tribunal segue. Quanto à Missão, o magistrado destacou a preocupação da Justiça do Amapá em garantir cidadania plena por meio de um sistema de Justiça integrado, com a Visão de ser reconhecido como um Poder Judiciário transparente, eficiente e justo, sempre seguindo os Valores da desburocratização, acessibilidade, sinergia com a opinião pública, agilidade, desjudicialização, efetividade, valorização de talentos e integração.-----projeto_8

O juiz João Matos também falou sobre como os projetos vão contribuir para que o Judiciário amapaense possa melhorar ainda mais. “O Tribunal conquistou pelo segundo ano consecutivo o Selo Ouro, mas o que nós almejamos é o Selo Diamante que, além de coroar o trabalho que está sendo realizado, vai aperfeiçoar a nossa organização. E esses projetos são tudo aquilo que a gente pretende conquistar em um prazo de cinco anos”.

O Escritório de Projetos Estratégicos tem como finalidade facilitar a elaboração, execução, acompanhamento e avaliação dos projetos, além de disseminar a cultura de gerenciamento de projetos no TJAP, o que irá proporcionar melhores condições para que a Justiça do Amapá atenda o índice de metas nacionais e, consequentemente, conquiste o Selo Diamante.

----projeto_1Na ocasião, o Diretor-Geral do TJAP, Márcio Régio, falou sobre o esforço que deverá ser desempenhado por cada servidor para que as metas de 2016 sejam atingidas. Entretanto, o Diretor ressaltou que espera que o Selo Diamante não seja um fim em si mesmo, e sim uma conseqüência natural do trabalho que vem sendo desempenhado pelo Judiciário amapaense.

Segundo o Assessor de Planejamento do TJAP, Job Duarte, as medidas adotadas vão melhorar a eficiência do Tribunal, em que o trabalho conjunto entre os departamentos será imprescindível para que os propósitos da instituição sejam concretizados.

-----projeto_7Para colocar o planejamento estratégico em prática, os Gerentes de Projetos vão realizar oficinas de capacitação e treinamento para auxiliá-los no desenvolvimento do trabalho, com a realização de reuniões regulares.

Ainda na ocasião, o servidor Rosywan Cantuária sublinhou a importância das metas estabelecidas para 2016, explicando como cada projeto deve ser desenvolvido, mostrando como a concretização dos mesmos vai alavancar o desempenho final do TJAP no próximo ano.

Texto e fotos: Kelison Neves
Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *