Primeiro Luau na Samaúma de 2019 fomenta economia criativa e promove cultura em Macapá

O primeiro Luau na Samaúma deste ano manteve a tradição de sucesso de público e crítica. Realizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/AP), o evento multicultural contou com a presença de centenas de pessoas na Praça Samaúma, em frente à Procuradoria-Geral de Justiça – Promotor Haroldo Franco. A iniciativa alcançou seus objetivos de fomento a economia criativa; ocupação do espaço público pela população e promoção de lazer, cultura e segurança à sociedade.

O evento contou com poesia, música, gastronomia, exposições de arte, intervenções artísticas, literatura e shows musicais. Dentre as atrações, estiveram:

A elogiada discotecagem da Selecta Branks; apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM) com seu repertório digno de festa; o Cortejo Produções Artísticas; espetáculo da Companhia de Dança Aguinaldo Santos – Corpo & Movimento, com suas coreografias maravilhosas que abrilhantaram o evento. Também teve shows de Bebeto Nandes, Sabrina Zahara, Afro Brasil e o “poetinha” Osmar Junior, que cantou seus maiores sucessos.

O Luau contou ainda com comercialização de artesanato, com a Feira Afro e “Projeto Mulheres que Fazem”, do Instituto Municipal de Política e Promoção de Igualdade Racial (Improir) e Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres; Tenda Literária com exposição e comercialização de livros e declamações poéticas por integrantes da Associação Literária do Estado do Amapá (Alieap).

As oficinas de Mini Chefes, promovidas pelo Sebrae e o Cortejo de Fanfarra contemplaram o público infantil e foram sucesso entre as crianças. As exposições de arte ficaram por conta das galerias Samaúma e Trokal; além de vendas e comercialização de comidas típicas e foodtrucks; Feira de produtos do campo, exposição e comercialização de discos de vinil do Lado B.

A parte educativa do evento ficou por conta do trabalho pedagógico realizado pela Arte Educadores da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá e Município de Macapá (CTMAC) e simulador de impacto da CTMAC. O prefeito de Macapá, Clécio Luís, disse estar feliz em realizar o evento com MP-AP e Sebrae, pois o Luau caiu no gosto do cidadão macapaense.

“Essa é uma bela parceria. Fazer o Luau com MP-AP e Sebrae é um prazer. Essa nossa política de ocupação dos espaços urbanos, caso da Praça da Samaúma, combina perfeitamente com a proposta deste evento, com este cartão de visitas maravilhoso que o Ministério Público tem na frente de sua sede. É a sociedade aproveitando o que nós temos de melhor”, comentou o prefeito de Macapá.

O diretor-superintendente do Sebrae no Amapá, Waldeir Ribeiro, também discorreu sobre a participação de sua instituição no evento.

“Parabenizo o MP-AP por colocar este espaço à disposição da população amapaense e agradecer, em nome do Sebrae, pela parceria. Pois oportuniza empreendedores locais a gerar negócios e fortalece a cidadania”, salientou Waldeir Ribeiro.

O jornalista Antônio Luiz Campos, de 69 anos, elogiou a iniciativa e se disse apoiador do evento. “O Luau na Samaúma não é mais do MP-AP, PMM ou Sebrae, mas sim da sociedade, pois como precisamos de educação, segurança pública e saúde, a população necessita também de cultura e lazer. Sou fã deste evento e parabenizo a iniciativa”, frisou o jornalista.

A procuradora-geral de Justiça do MP-AP, Ivana Lúcia Franco Cei, destacou a importância do Luau na Samaúma para estreitar os laços entre o cidadão e o órgão ministerial, bem como da PMM e Sebrae. A PGJ destacou, ainda, que o evento possibilita uma política pública ampla e coesa de economia criativa na capital amapaense.

“Esse projeto é maravilhoso, pois aproxima a população de forma eficaz do MP-AP e dos parceiros. Assim a sociedade se diverte, participa e a comunidade se sente acolhida. O Sebrae veio somar conosco nesta terceira temporada, o que profissionalizou empreendedores da economia criativa e assim promovemos a geração de renda, além de cultura e lazer com segurança”, pontuou Ivana Cei.

SERVIÇO:

Elton Tavares e Vanessa Albino
Fotos: Nelson Carlos, Ana Beatriz Santana e Yasmin Brito
*Contribuíram Márcia do Carmo e Sharlot Sandin
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *