PROAMAPÁ Educação: governador Camilo Capiberibe inaugura Escola Estadual Jacinta Carvalho


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta quarta-feira, 1º de agosto, no bairro Vale Verde, distrito de Fazendinha, a Escola Estadual Professora Jacinta Carvalho. A obra da instituição de ensino estava paralisada desde 2009 e foi retomada pela atual gestão estadual. O investimento do governo do Estado na obra, que faz parte do conjunto de ações do PROAMAPÁ, já com aditivos, é da ordem de R$ 4.395.485,81 e foi construída com recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

De acordo com o secretário de Estado da Educação (Seed), Adalberto Carvalho, a escola, que conta com 16 salas de aula, quadra poliesportiva, refeitório, sala de informática, auditório e bloco administrativo, vai ofertar cerca de duas mil vagas para alunos de 5º a 8º ano do ensino fundamental do distrito de Fazendinha, em especial aos do Vale Verde e Chefe Clodoaldo. Ele disse ainda que a instituição de ensino passou por algumas adequações que não constavam no projeto original e que está pronta para servir a comunidade.

“A escola é toda climatizada e estruturada. Ela tem capacidade para 1.700 alunos, nos três turnos. A nova instituição melhorará as condições da educação desta comunidade”, destacou o secretário Adalberto Carvalho.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Joel Banha, a obra estava com o percentual de execução de apenas 34,41%. Com a retomada dos trabalhos em abril de 2011, o governo do Estado colocou a escola na lista de prioridades do PROAMAPÁ Educação.

O governador ressaltou que a escola, a exemplo de uma série de investimentos em todo o Amapá, é fruto de um ano e meio de planejamento e organização do Estado.

“Entregar uma escola bonita, equipada e climatizada é oferecer uma estrutura adequada a toda a comunidade de Fazendinha. Além dos estudantes, os professores terão um ótimo ambiente para desenvolver suas atividades. Isso é trazer qualidade para a Educação e dignidade para os cidadãos. Esse é o nosso dever, promover a melhoria de vida da nossa população”, avaliou o governador.

O reconhecimento dos moradores

O presidente da Associação de Moradores do Vale Verde, Aílton Dias, lembrou que o governador prometeu que a comunidade teria uma escola digna e honrou seu compromisso com os moradores do bairro. “A inauguração desta escola é um sonho da nossa comunidade sendo realizado. Agradecemos a sensibilidade do governador por investir na educação de nossas crianças”, salientou Aílton Dias.

Homenagem póstuma

Por sugestão do próprio governador Camilo Capiberibe, o nome da Escola é uma homenagem à ex-secretária de Estado da Comunicação, Jacinta Maria de Carvalho Gonçalves, falecida no dia 4 de dezembro de 2011, vítima de uma infecção generalizada causada por um vírus desconhecido, que lhe atingiu o pulmão e posteriormente o coração. O projeto de Lei 1693 de 04 de julho de 2012 foi apresentado à Assembleia Legislativa pelo deputado estadual Agnaldo Balieiro.

“Essa é uma homenagem à nossa ex-secretária, que nos deixou muito cedo e tão jovem, com apenas 34 anos. Jacinta Carvalho foi uma excelente gestora, fez um belíssimo trabalho e contribuiu bastante para a nossa gestão”, afirmou o governador.

Jacinta Carvalho

Jacinta Maria Rodrigues de Carvalho nasceu no dia 05 de fevereiro de 1977, na cidade de Macapá (AP), filha de Vicente da Silva Carvalho e Dalva Rodrigues de Carvalho, foi a 6ª filha em um total de nove filhos do casal, tinha 34 anos de idade, era mãe de dois filhos. Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, teve curso superior sequencial em Marketing e comunicação e era especialista em Educação Ambiental e Metodologia do Ensino Superior.

Jacinta Carvalho foi professora do quadro do Estado por mais de 15 anos, e estava exercendo a função de Secretária de Estado da Comunicação quando faleceu.

“O nome de Jacinta Carvalho é uma justa homenagem, pois ela, além de professora universitária, inclusive de muitos jornalistas aqui no Estado, era professora da Escola Estadual Mário Quirino”, comemorou o secretário Adalberto Carvalho.

O agradecimento da família

A irmã de Jacinta Carvalho, Cleide Carvalho Lopes, agradeceu a homenagem prestada à falecida professora e ex-secretária. “Jacinta era uma pessoa muito dedicada ao magistério e comunicação, dinâmica, trabalhadora e contribuiu muito para essa gestão. Acreditamos que ela está feliz em nomear esta bela escola. Estamos honrados com a justa homenagem”, ponderou Cleide Carvalho Lopes.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *