Procissão do padroeiro do AP leva imagem do santo a pontos turísticos

SJ1

Por Fabiana Figueiredo

A tradicional procissão de São José, que ganhou um novo trajeto em 2016, levará a imagem do santo por três pontos turísticos da capital: Igreja de São José, Fortaleza de São José de Macapá e a orla da cidade, com vista para o Rio Amazonas. A programação em honra ao padroeiro do Amapá e de Macapá acontece neste sábado (19).

A Diocese de Macapá divulgou o novo percurso em janeiro, ao lançar a programação da festividade. A proposta, segundo o organizador da festa, padre Fábio Pereira, tem a ver com contenção de gastos, uma vez que a instituição religiosa não conseguiu patrocínios.

SJ11“Este ano nós estamos com contenção de despesas. Então uma paróquia mais próxima, como é a paróquia Nossa Senhora da Conceição, que tem uma quadra boa, mais central, foi a saída encontrada pela organização da festa para receber os devotos”, explicou o padre ao divulgar a mudança.

Neste sábado (19), a procissão sai da Catedral São José, na Rua General Rondon, e segue pelas ruas do centro comercial, passando pela orla da cidade, até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua Cônego Domingo Maltez, no bairro Trem, Zona Sul. Cinco mil fieis compareceram à procissão em 2015, segundo a organização.

Programação

A festividade iniciou às 7h30, com a celebração da missa solene na Catedral de São José. Em seguida, acontece a procissão. A partir das 10h, na quadra da Igreja N. Sra. da Conceição, é realizada a Festa dos Devotos, com sorteio de prêmios, leilões, venda de comidas típicas e shows com artistas católicos locais.

A programação segue às 18h, com uma carreata saindo da Paróquia Nossa Senhora da Conceição até a Catedral de São José. Às 19h acontece a missa de encerramento da festa.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *