Procuradora de Justiça Clara Banha é homenageada pelos 40 anos de Ministério Público

Neste sábado, 12 de junho, a procuradora de Justiça Raimunda Clara Banha Picanço, completa 40 anos de carreira ministerial. Para celebrar a data, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, prestou homenagens à decana do Colégio de Procuradores de Justiça do MP-AP pelos serviços prestados à instituição e à população do Amapá.

Clara Banha ingressou no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) como defensora pública, em 12 de junho de 1981, sendo designada para atuar em Boa Vista, capital do então Território Federal de Roraima, sendo promovida por merecimento ao cargo de promotora de Justiça, em outubro de 1983.

Com a transformação do Território Federal do Amapá em Estado, opta por seguir na carreira como membro do Ministério Público do Estado do Amapá, sua terra natal, onde ingressou em 1º de novembro de 1991, já sendo promovida ao cargo de procuradora de Justiça,

“Fui a primeira integrante do Ministério Público do Amapá, com o número 001, ocupando o primeiro posto na lista de antiguidade dos membros do MP-AP. Tenho orgulho de fazer parte desta instituição tão admirada e respeitada”, relembra orgulhosa a decana.

Perfil

Filha de João Mello Picanço e Osmarina Banha Picanço, natural do Estado do Amapá, Raimunda Clara Banha Picanço nasceu no dia 23 de setembro, na cidade de Macapá. É bacharel em Administração pelas Faculdades Integradas do Colégio Moderno (PA) e também bacharel em Direito, graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Carreira no MP-AP

Em 1997, concorreu ao cargo de procuradora-geral de Justiça, sendo a única mulher disputando com quatro candidatos homens. Foi eleita para a lista tríplice e tomou posse como PGJ do MP-AP, no dia 8 de março de 1997, para o biênio 1997/1999, sendo reconduzida para o biênio 1999/2001. Sua eleição foi saudada como um evento de grande relevância para a história da instituição, por ter sido a primeira vez que uma mulher assumia o comando do órgão ministerial.

A presidente da Associação dos Servidores do Ministério Público do Amapá, Telma Freitas, lembra que a procuradora Clara Banha, durante sua gestão como PGJ, deixou um legado para os servidores do MP-AP. Procurada, à época, pelo presidente da Associação, Carlos Picanço, mandou fazer levantamento do lote e realizou as tratativas junto ao Município de Macapá para a cessão do terreno onde foi construída a sede da Assemp. “Dra Clara foi fundamental para a obtenção do lote junto ao Município de Macapá, tendo uma atuação preponderante para que hoje a Assemp tenha sede própria”, pontuou Telma Freitas.

Atualmente, a procuradora de Justiça Clara Banha faz parte da Administração Superior do MP-AP, ocupando do cargo de subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos), com atuação no Colégio de Procuradores reconhecida pelos seus pares.

“A carreira da procuradora Clara Banha se confunde com a história da nossa instituição, por estar investida no cargo de promotora de Justiça, antes mesmo da criação do Ministério Público do Amapá. Então para nós é uma honra poder contar com esta integrante dedicada e comprometida com a função que escolheu desempenhar na sua vida profissional, de atuar na defesa dos direitos dos cidadãos. Só tenho a agradecer tamanho empenho e parabenizar pelo belíssimo trabalho até aqui realizado”, parabenizou Ivana Cei.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Gilvana Santos
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *