Prodemac e Caop/AMB confirmam programação da Semana Mundial do Meio Ambiente

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo (Prodemac) e o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caop/AMB) realizam de 4 a 8 de junho, a programação da Semana do Meio Ambiente, com atividades escolares, conciliações, e o lançamento da campanha contra maus tratos de animais e de incentivo à adoção. O Ministério Público do Amapá (MP-AP) neste evento tem a parceria do Batalhão Ambiental do Amapá (BA/AP) e ONG Anjos Protetores.

A programação inicia no dia 4, na Escola Estadual Azevedo Costa, com a palestra “Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis no Ambiente Escolar”, ministrada pelo perito ambiental Michael Ribeiro e pelo engenheiro florestal José das Graças Torres, ambos do MP-AP. A escola foi escolhida por já trabalhar a educação ambiental com os alunos e a palestra irá reforçar o trabalho de conscientização e formação de agentes ambientais. Cerca de 70 alunos da 8ª série formarão a plateia a partir das 9h.

No dia 5 de junho, no Complexo Cidadão Zona Norte, onde funciona a Prodemac e Caop/AMB, alunos da 5ª série da Escola Municipal Odete Lopes, visitarão a exposição Unidades de Conservação e assistirão o vídeo sobre as 19 UC’s, com informações e fotos. Neste dia será também ministrada uma palestra pelo Batalhão Ambiental sobre lixo e poluição sonora, e pela ONG Protetores, a respeito de maus tratos e adoção de animais, que dá início à campanha de combate à violência cometida contra animais domésticos.

Durante toda a semana, de 4 a 8, a Prodemac estará promovendo uma Rodada de Conciliação Ambiental, que consiste na tentativa de celebração de acordos judiciais e extrajudiciais referente à processos e procedimentos que apuram a ocorrência de danos ambientais. A medida visa desafogar a demanda judicial e procedimental da Promotoria e do judiciário. As ações que forem conciliadas, serão encaminhados para que a Justiça faça a homologação e o caso seja resolvido e encerrado.

Serão trabalhados temas que precisam ser reforçados sempre, como lixo, poluição sonora e práticas sustentáveis na escola, principalmente entre as novas gerações, que escolhemos como público prioritário. E ainda temas que estão no nosso cotidiano, que tratam de respeito e cuidados com animais domésticos, que foi abraçada pelo MP-AP, porque devemos combater a agressão contra todas as espécies. Em Macapá o índice de cães e gatos abandonados é muito alto, e precisamos chamar atenção para isso, porque, quanto mais animais abandonados, mais doenças”, disse o promotor de Justiça do Meio Ambiente, Wueber Penafort.

SERVIÇO:

Mariléia Maciel
Assessora técnica da Prodemac
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *