Produção do ‘Novo Amapá’ faz campanha na web para arrecadar recursos e iniciar filmagens

Wagner Junior, cineasta que lidera projeto do filme ‘Novo Amapá – A Última Viagem’ (Foto: Divulgação)

Por Jéssica Alves

A produção do filme “Novo Amapá – A Última Viagem”, liderada pelo cineasta paraense Wagner Júnior, lançou uma campanha na internet para arrecadar recursos financeiros para iniciar as filmagens do longa-metragem que vai narrar o naufrágio da embarcação, em 1981, quando mais de 300 pessoas morreram. E expectativa é que os trabalhos iniciem em outubro.

As doações podem ser feitas pelo site do filme www.filmenovoamapa.com.br e a meta é que sejam arrecadados R$ 250 mil para a conclusão da primeira etapa do projeto, que inclui filmagens de 46 cenas que serão usadas para o trailer de divulgação, informou o cineasta. Quem doar poderá receber convites e brindes, de acordo com cada valor.

De acordo com Wagner Junior, o projeto foi iniciado com o intuito de ser contemplado no primeiro edital de Produção Audiovisual do Amapá, lançado pelo governo do estado, por meio do Fundo Setorial Audiovisual (FSA) e Agência Nacional de Cinema (Ancine). Entretanto, uma cláusula impediu que a produção participasse da seleção.

“Somente filmes e diretores amapaenses podem participar do edital, então como percebemos que ficaríamos de fora, resolvemos buscar outros meios do filme ser feito. Desde o início não tivemos um grande aporte financeiro e contamos com o apoio de parceiros. Queremos encerrar com as filmagens entre outubro e dezembro”, destacou o diretor, que é paraense.

Ele completa que após a etapa de gravação das cenas, o objetivo é usar o trailer de divulgação para vender o filme para empresas em São Paulo. Caso as filmagens encerrem dentro do cronograma, o filme será inscrito em festivais nacionais e internacionais de cinema.

“Ainda queremos executar o cronograma, mas devido a esse entrave podem ocorrer adiamentos. Contamos com o apoio das doações de empresários e dos próprios amapaenses, pois é um projeto local. É uma história do estado que vai ser contada e hoje o filme envolve mais de 160 pessoas”, disse.

Maior tragédia fluvial no Amapá será contada em longa-metragem (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)

Filme

De acordo com o diretor, a ideia surgiu durante a inauguração do memorial às vítimas do naufrágio, localizado na cidade de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Lá, Junior teria conhecido mais a fundo a história. Segundo a equipe de produção, a proposta é que todas as filmagens ocorram no estado e com atores amapaenses.

“Claro que para isso vamos buscar parcerias. Queremos que ele concorra em festivais de cinema, e podemos conquistar algo grande, pois se trata de uma história real. Já recebemos convites para eventos no Brasil. Este é um projeto com tendência ao sucesso”, falou Junior.

Tragédia

O naufrágio do barco Novo Amapá foi um dos maiores já ocorridos na Amazônia. A embarcação partiu de Santana às 14h e naufragou por volta de 21h após bater em um banco de areia no rio Cajari, próximo ao distrito de Monte Dourado, em Almerim, no Pará, onde seria o destino final.

À época, a Capitania dos Portos havia registrado cerca de 150 passageiros, conforme lista cedida pelo despachante do barco.

A embarcação, segundo o inquérito marítimo nº 22.031, do Departamento Regional da Marinha no Pará, tinha 25 metros de comprimento com suporte para transportar no máximo 400 pessoas e meia tonelada de mercadoria. No entanto, ela teria partido do porto de Santana com mais de 600 passageiros e quase uma tonelada de carga comercial, informou investigação à época.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *