PROFESSOR TOSTES LANÇA LIVRO


O livro “Além da Linha do Horizonte”, é uma contribuição de artigos produzidos nos anos de 2009 e 2010 para os jornais locais do Estado do Amapá. Os textos têm como finalidade contribuir de forma decisiva para auxiliar a um conjunto de reflexões importantes sobre a Amazônia, o Estado do Amapá e sobre os municípios amapaenses, entre os inúmeros textos produzidos, há uma clara intenção de discutir a importância dos problemas urbanos, sociais, ambientais e políticos que permearam as últimas décadas no Amapá.

Com uma linha crítica, mas sempre construtiva, o teor destes artigos refletem mais de 20 anos de vida profissional dedicada ao desenvolvimento do Estado do Amapá, neste período, O autor trabalhou em diversas áreas como Arquiteto Urbanista, Professor da UNIFAP, Conselheiro do CREA AP, Conselheiro e Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento Amapá e Vice Presidente Nacional para a Região Norte.

Na esfera acadêmica, na condição de Vice Reitor e muitas vezes Reitor em exercício, Tostes percebeu a necessidade de contribuir com a sociedade, estabelecer o debate amplo e claro de temas importantes para o desenvolvimento local. A perspectiva de voltar a escrever para os Jornais locais, voltou ao seu imaginário de forma intensa após a Universidade ter criado os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo e do curso de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Tais cursos contribuíram para ampliar o repertório de temas na área de Planejamento Urbano Regional e oportunizoua transversalidade com várias outras áreas de conhecimento.

As inúmeras viagens pelo Estado do Amapá contribuíram decisivamente para levar ao leitor informações diferenciadas sobre a situação de planejamento, tudo isso aliado a uma preparação acadêmica indispensável para associar uma linguagem acessível e menos erudita, o que rendeu inúmeros textos que abordam a diversidade de temas científicos, crítica, aspectos sociais, econômicos, e um pouco de humor, para não reduzir o texto em uma linguagem excessivamente formal. O resultado alcançado, agora traduzido neste livro, irá oportunizar a toda a sociedade amplas reflexões sobre temas relevantes: Aeroporto, Fronteira, Cidade de Macapá, Planejamento das cidades, Pobreza Urbana, Arquitetura e questões ambientais. O objetivo do livro é proporcionar que estes temas auxiliem a elaboração de planos, programas e projetos, assim como referência para o desenvolvimento de trabalhos na esfera técnica e acadêmica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *