Professor vai publicar 4ª edição de livro que ajuda na prática médico-farmacêutica

198840_formulario-medico-farmaceutico-de-fitoterapia-3aed-603812_l3
Na 4ª edição do Formulário Médico-Farmacêutico de Fitoterapia, o professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Carlos Tavares, expõe novos conhecimentos em mecanismos de ação de princípios ativos contidos nos medicamentos em fitoterápicos estudados ao longo de sua carreira. O livro será lançado durante a I Jornada Acadêmica de Medicina no próximo dia 18 de novembro, às 20h30, no Centro Franco-Amapaense.

A obra é destinada aos profissionais que prescrevem medicamentos: médicos, farmacêuticos, odontólogos, enfermeiros e nutricionistas, além de estudantes e interessados pelo assunto. O professor Tavares ressalta que, em alguns casos, apenas os profissionais médicos podem prescrever, a depender do medicamento. A novidade desta edição é a descrição de uma nova classe terapêutica: os adaptógenos que, segundo o autor, são muito utilizados atualmente em todo o mundo.

Os adaptógenos são princípios ativos de determinadas plantas (Guaraná e Ginseng Coreano, por exemplo) que melhoram a saúde adrenal (glândulas suprarrenais) e a capacidade de adaptação a situações extremas de estresse emocional, físico ou químico. “Esse tipo de fármaco ajuda a combater o estresse e os estados depressivos leves. Podem ser prescritos para uso contínuo naquelas pessoas que têm tendência a estados depressivos por estresse”, explicou Tavares.

A 1ª edição do Formulário Médico-Farmacêutico de Fitoterapia foi publicada em 2004, durante o estágio de pós-doutorado do professor em Berlim, na Alemanha. Tavares lembra que durante o período no exterior teve tempo de pensar em um livro que fosse útil aos profissionais prescritores e da área de saúde. “No primeiro livro”, afirma, “percebem-se algumas influências do modo de prescrição adotado na Europa, que são métodos de grande eficácia terapêutica”.

A 4ª edição da obra é justificada dada a velocidade com que novos produtos são colocados no mercado farmacêutico e na terapêutica. A necessidade de atualização de profissionais da saúde e compartilhar novos conhecimentos foram as motivações do autor. Os exemplares serão comercializados no dia do evento e pela editora Pharmabooks da cidade de São Paulo (www.pharmabooks.com.br). Também estará disponível nas principais livrarias e sites nacionais.

Kleber Soares
Assessoria de Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *