Professora da rede municipal de Macapá tem livro lançado internacionalmente

Rússia, Alemanha, Espanha e Brasil estão entre os países onde será lançado o livro A Relevância da Biblioteca Escolar na Satisfação da Leitura, de autoria da professora Lucyvânia D’arc Duarte Ribeiro. A obra é fruto da tese de mestrado, que trata sobre como o acesso à leitura na biblioteca escolar influencia no aprendizado de estudantes da 4ª série.

O livro já está pronto e será lançado nas plataformas online e impressa, pela editora Novas Edições Acadêmicas. O trabalho científico foi feito com 108 alunos de uma escola particular local. A tese A Relevância da Biblioteca Escolar na Satisfação da Leitura mostra um histórico das bibliotecas escolares no Brasil, o papel do bibliotecário, a estrutura e o funcionamento da biblioteca escolar, e a legislação que regulamenta e assegura o acesso à mesma.

Lucyvânia é uma das coordenadoras pedagógicas da Escola Municipal Ana Luiza e funcionária pública federal há 30 anos. É professora, pedagoga, especialista em Coordenação Pedagógica e mestra em Ciência da Educação. Tem artigos publicados sobre Biblioteca Escola e Bullying na Escola, e é apaixonada pela educação infantil.

Qual a contribuição da biblioteca escolar na satisfação da leitura dos alunos da 4ª série? Foi desta indagação que teve início o estudo de caso. “As tecnologias tiraram a vez dos livros impressos. Como professora da educação básica, a preocupação ficou maior devido à leitura dos alunos que chegavam à 4ª série ser preocupante. Muitos não sabiam ler e nem interpretar o que liam. Então, desde o começo dos estudos do meu mestrado, resolvi fazer o tema voltado para essa vertente”.

A escolha de uma escola particular foi para constatar a hipótese de que a biblioteca escolar satisfaz a leitura dos alunos. “Passei um ano nela, onde fiz observações e aplicações de questionário para estudantes, professores e bibliotecárias”, conta a autora.

Para Lucyvânia, a biblioteca escolar tem que ser utilizada pelos alunos e ter projetos voltados para a leitura é primordial para que eles valorizem a biblioteca da escola e passe a frequentar mais o espaço, que ela define como “o coração de uma escola”. O trabalho foi desenvolvido na biblioteca Lucas Duarte, da Escola Moderno Júnior. Sem dúvida, trata-se de pesquisa valorosa na área da educação, à disposição de acadêmicos, pesquisadores e público leitor em geral.

Rita Torrinha
Assessora de comunicação/Semed
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *