Professores de Jornalismo doam livros de sua autoria à biblioteca da Unifap

                                                                  Por Roberta Scheibe

Os professores do novo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) oferecem à Instituição alguns exemplares de livros e artigos de sua autoria. A doação ocorre na próxima sexta-feira, dia 18 de fevereiro, às 18h no hall de entrada da biblioteca da Unifap.

As obras ofertadas são de autoria de Aldenor Benjamim dos Santos, Cláudia Maria Arantes de Assis, Jefferson Ferreira Saar, Ivan Carlo de Oliveira Andrade, Rafael Wagner dos Santos Costa e Roberta Scheibe. As obras retratam assuntos de Comunicação Social, com enfoque principal em Jornalismo e as áreas afins de literatura, história, marketing e esporte.

Na oportunidade, também acontecerá o lançamento da obra Extremo Norte, Extremo Sul, organizada pela professora Roberta Scheibe. Este livro reúne artigos de alunos orientados pela professora Roberta no Rio Grande do Sul e no Amapá.

Fazem parte do livro artigos dos amapaenses Marco Antonio A. de Brito, Stefanny N. A. Marques, Amelline H. B. de Queiroz, Daniela F. Pereira e Aline L. Carneiro.
Meu coment: Essa galera estudou comigo. Estou muito feliz e parabenizo a professora Roberta pela iniciativa.

Trote literário

O trote dos calouros do curso de Jornalismo da Unifap será de estímulo à leitura. Os alunos irão libertar livros no campus Marco Zero.

A inciativa faz parte do movimento Livro Livre Amapá, de estímulo à leitura. A ideia é colocar em circulação livros em pontos de grande movimentação de pessoas. Os que pegarem as obras não devem guardar em casa, mas soltar em outro local público após a leitura. Assim, mais e mais pessoas têm acesso à literatura.

O projeto faz parte de uma inciativa nacional que pode ser acompanhada no endereço http://www.livrolivre.art.br/. No Amapá, o movimento ganhou um blog (http://www.livrolivre.art.br/) e teve várias ações de libertação no ano de 2009. A proposta do curso de Jornalismo da UNIFAP é retomar as ações.

Entre os livros libertos estarão dois de professores do curso: O crônicas faquianas, de autoria da professora Roberta Scheibe e Bem Hur, uma vesão juvenil do clássico do cinema escrito pelo professor Ivan Carlo e publicado na coleção Clássicos da Literatura Juvenil, da editora Minuano.

EXTREMO NORTE, EXTREMO SUL

“Extremo Norte, Extremo Sul” assim como no filme de Wim Wenders, é o retrato de um tempo, onde o que está em jogo é a observação e o envolvimento com os episódios do cotidiano, que inevitavelmente estão “tão longe, tão perto” da Comunicação Social e de muitos espaços geográficos.

Este livro relata pesquisas acadêmicas vividas alunos de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul; e da Faculdade Seama, em Macapá. De um extremo ao outro, no decorrer da obra o leitor vai conhecer e entender a realidade da Comunicação social em lugares tão distintos.

No livro, além do incentivo à prática da pesquisa específica em jornalismo, há um diálogo entre comunicação, cultura e sociedade; as múltiplas linguagens e a pluralidade de idéias e discursos de novos pesquisadores. Ao longo dos treze artigos desvendam-se trabalhos com temáticas singulares em cada aldeia, relacionando à clássica “aldeia global” de Marshall MCluhan.

Informações sobre a obra:
ISBN: 9788579532481
Ano: 2011
Edição: 1
Número de páginas: 204
Acabamento: Brochura
Formato: 14×20 cm

ROBERTA SCHEIBE
Entre em contato:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *