Professores e alunos de Medicina da Unifap atuam no enfrentamento ao novo coronavírus

 


Diante do contexto da atual pandêmica, discentes do 6º ano do curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) oferecem atendimento online à comunidade. A iniciativa, supervisionada por professores do colegiado, é uma forma de colaborar no enfrentamento à COVID-19.

O atendimento online está funcionando, desde o dia 11 de abril, ofertando a população orientações quanto à prevenção e esclarecendo as principais dúvidas sobre o novo vírus. Durante o atendimento, o paciente passa por uma espécie de entrevista, onde é feito uma triagem para saber se há necessidade de procurar o serviço de saúde e quais locais de atendimento são indicados. Todo o processo é realizado com a supervisão de docentes.

Alunos engajados

Segundo o acadêmico Victor Santos, a iniciativa surgiu em conversas de professores e alunos que buscavam novas formas de atuar na pandemia, já que o internato (últimos dois anos do curso de Medicina) foi paralisado com o início da quarentena. “O que queríamos era uma forma de atuar, pois, não estávamos ajudando ninguém e também atrasando nosso curso. Com a falta de EPI’s no Brasil, uma alternativa pensada seria o atendimento online, como já estavam fazendo outros estudantes pelo Brasil”, explica Victor.

No momento, 8 professores médicos do colegiado e cerca de 40 alunos estão participando da iniciativa. O grupo oferece atendimento, todos os dias, com o horário de 8h a meia-noite. A conversa é feita exclusivamente online, por meio das redes sociais e pela plataforma do projeto no site da UNIFAP.

Sobre a supervisão dos atendimentos, o acadêmico Victor ressalta: “Nós temos um grupo com nossos professores no Whatsapp e sempre passamos os casos, tiramos dúvidas e fechamos a conduta com eles”.

Conheça e compartilhe a iniciativa:

Instagram: https://www.instagram.com/medicinaunifap/

Página: https://www2.unifap.br/corona/

Facebook: https://www.facebook.com/medcontracoronaap/

Assessoria de comunicação da Unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *