Professores participam de curso sobre recursos tecnológicos educacionais

Na quinta-feira, 24, o Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação (NTM/Semed) deu início ao curso de Formação para Profissionais da Educação Municipal inserido no projeto Inova Escola, da Fundação Vivo. A formação trata de metodologias práticas para o uso das novas tecnologias dentro da sala de aula, de modo a aperfeiçoar o ensino com o auxílio dos recursos tecnológicos educacionais voltados para a nova geração de crianças que já compreendem o mundo digital.

O curso é dividido em sete módulos que irão trabalhar todas as questões que envolvam inovação tecnológica na educação. O primeiro módulo foi realizado durante a Jornada Pedagógica de 2018 e volta a acontecer durante esta quinta-feira, envolvendo diretores das escolas, coordenadores pedagógicos e técnicos educacionais que poderão desenvolver uma gestão inovadora e participativa dentro das escolas do município.


O curso é executado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional, por meio da Divisão de Informática e Pesquisas Educacionais (Dipei), ligado ao Departamento de Planejamento e Informática (DPI/Semed).A parceria com a Fundação Vivo já existe há um ano e objetiva as vivências em sala de aula e a utilização da tecnologia como um recurso pedagógico enriquecedor para a promoção de uma educação de qualidade. “Essas novas tecnologias não se tratam apenas do celular ou internet, mas sim como utilizar os novos recursos pedagógicos através da associação dessas mídias no ambiente escolar, ou seja, como o livro didático pode ser trabalhado junto com a internet, ou o celular como colaborador na questão educacional em sala de aula”, explica Simone Freitas, do Departamento de Planejamento e Informática.

“O curso integra uma política educacional do município chamada Caravana da Educação, onde levamos a formação para nossos educadores. Este ano, já aconteceram diversas formações, pois, melhorando a atividade do professor, consequentemente, o aluno irá receber melhores ensinamentos e aprendizados no futuro”, destaca a secretária de Educação, Sandra Casimiro. O curso terá duração de dois dias. Neste primeiro, a formação é voltada para aqueles que ainda não iniciaram o primeiro módulo. Na sexta-feira, 25, acontece o módulo de Gestão Inovadora, que será destinado aos profissionais que foram capacitados durante a Jornada Pedagógica no início de 2018.

Rafaela Bittencourt
Assessora de comunicação/Semed
Contato: 98805-8150

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *