Profissionais sofrerão com abertura de Ponte: senadores lutam por indenização para catraieiros de Oiapoque

Os senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), acompanhados da prefeita de Oiapoque, Maria Orlanda, se reuniram com centenas de catraieiros, barqueiros que exploram os transporte de cargas e pessoas no Rio Oiapoque, entre a cidade amapaense que faz fronteira com Saint George (FRA). Durante o encontro, ocorrido na Cooperativa dos trabalhadores, os congressistas garantiram lutar pelos direitos da categoria, após a abertura da Ponte Binacional, que tirará o emprego dos profissionais.

O projeto da construção da plataforma que liga os dois países não apresentou estudos de impactos econômicos e sociais. O governo federal não escutou a comunidade que vive às margens do rio e lá trabalha, o que ameaça a sobrevivência dos trabalhadores. Ao todo, 170 trabalhadores atuam como catraieiros desde 1970. O senador Randolfe Rodrigues é autor do Projeto de Lei 434/2016, que autoriza o Poder Executivo a compensar financeiramente estes profissionais pela abertura da Ponte Binacional.

“Com a abertura da Ponte Binacional entre o Brasil e a Guiana Francesa, este pais de família perderam a sua forma de sustento. Por conta disso, formulamos este PL e contamos com a ajuda do senador Davi Alcolumbre para aprova-lo. São vidas que estão em risco e isso nós não podemos permitir”, explicou o senador Randolfe Rodrigues.

O senador Davi Alcolumbre será o relator do PL. A relatoria é uma articulação do senador Randolfe Rodrigues, que explicou o caso ao colega de bancada do Amapá, que se sensibilizou com a causa dos catraieiros.

“Estamos estudando casos similares, como o da ponte que liga o Paraguai ao Sul do Brasil, dos seringueiros, entre outros profissionais que tiveram seus ofícios extintos. Votaremos a favor e usaremos nossa experiência para aprovar este projeto de lei, que beneficiará os catraieiros de Oiapoque”, garantiu o senador Davi Alcolumbre.

Ao final do encontro, quatro associações de catraireiros entregaram documentos agradecendo os congressistas pela luta por sua classe. De acordo com o porta voz da categoria, José Ribamar, popularmente conhecido com “Girico”, os senadores estão de parabéns por honrar seus respectivos mandatos eletivos e abraçarem a nobre causa.

Elton Tavares
Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues
Telefone: 991474038 (também whatsshapp).
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *