Programa “Conhecendo o Artista”: hoje Kássia Modesto entrevista o ator, bailarino e artista circense, Jc Barbosa

Hoje nós temos Conhecendo o Artista. E com muito carinho, recebo meu irmão de arte e de luta Jc Barbosa.

Jc Barbosa é ator, bailarino e artista circense. Entre tantas oficinas e cursos, de grande maioria promovidas pelo Sesc Amapá, que Jc participou ele destaca Performance – Corpo e Afeto, ministrada por Felipe Sales (Fortaleza-CE) 2018. E a Oficina: O CORPO ESTRANGEIRO E SUA DANÇA PESSOAL – com Tomaz de Aguino (Fortaleza-CE).

Em 2018 foi monitor de circo, contratado, pelo SESC AP, com aulas administradas no instituto SESC e no CRAS-Projeto Anjo da Guarda.

Em 2019 foi selecionado pela Funarte, para cursar o curso técnico das artes circenses, na Escola Nacional de Circo ENC no Rio de Janeiro, onde ele reside, atualmente, estudando diversas modalidades do circo como canastilha, quadrante, mão a mão, trapézio de voo, trompwall, báscula, barra russa entre outros. Iniciou também no curso, algumas práticas e pesquisas na área do teatro, dança e na música para complemento nas técnicas circenses.

No inicio de 2020 Jc Barbosa iniciou um curso de figurino pela URFJ que faz parte da grade curricular da ENC, onde trabalha, desde o processo de construção do figurino, até a parte estética. E também teve a oportunidade de iniciar um trabalho como Instrutor de Circo no Projeto Social Ballet Manguinhos localizado na zona norte da periferia do RJ. Atualmente, o projeto realiza atividades complementares a arte do circo de modo On Line, como resultado da necessidade de se reinventar em tempos de isolamento social. Jc ainda integra a Companhia de Artes Tucuju de Macapá – AP, do parceiro de projetos Jhou Santos, quem tem feito a sua produção.

Ainda no ano de 2019, Jc participou da Semana Pedagógica da Escola Técnica Estadual Martins Pena no Rio de Janeiro, nas seguintes oficinas.

•Oficina: Teatro do humano com Ana Lucia Pardo. – Escola Técnica Estadual Martins Pena.
•Oficina Percussão Carnavalesca com o Bloco Filhes de Martins. – Escola Técnica Estadual Martins Pena.
•Oficina de Canto em Grupo – Escola Técnica Estadual Martins Pena.
•Oficina da “Escola de Teatro Popular” com Julian Boal. – Escola Técnica Estadual Martins pena.
•Oficina de Dança Afro-brasileira com Mestre Charles Nelson. – Escola Técnica Estadual Martins Pena.
•Oficina Introdutória de Teatro Jornal com Alessandro Conceição e Claudio Simone. – Escola Técnica Estadual Martins Pena.
•Na Escola Nacional de Circo – ENC do Rio de Janeiro, do Curso de Trapezio de voo com Cristina.
•Fez curso de captação na ENC em 2019 Curso NR 35 “segurança em alturas” com Paulo Enrique.

E amanhã, dia 5 de julho, nosso artista estará participando da sétima edição do Festival de Circo de Taquaruçu, um importante festival que tem abraçado diversos artistas do mundo inteiro e com sua grande variedade de mostras o festival já recebeu mais de 40 mil expectadores e esse ano em um formato diferente, adequando-se ao momento e proporcionando ao público, apresentações e ações formativas.

Então, temos hoje esse encontro maravilhoso, com o nosso menino Tucuju, que tem levado arte e amor à cidade maravilhosa, hoje às 21h no insta, @srta.modesto.

Apresentadora: Kássia Modesto
Roteiro: Marcelo Luz
Produção: Wanderson Viana
Arte: Rafael Maciel
Artista Convidado: Jc Barbosa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *