Programa Embrapa & Escola apoia reativação da horta de escola estadual

“Cada vez que você toma açaí, tem um pouquinho de água, solo, nutrientes, luz do sol e muito trabalho dos agricultores”, ressalta a apresentação da analista da Embrapa Amapá, Adriana Bariani, para um grupo de alunos de ensino fundamental da Escola Estadual Fonte Nova, localizada em Santana, cidade portuária do Amapá. A palestra fez parte do programa Embrapa & Escola, como parte de uma programação que atendeu a escola em dois momentos: primeiro, uma visita técnica dos professores a uma horta agroecológica cultivada no Minipólo Hortifruti de Fazendinha, distrito de Macapá (AP), situado nas proximidades de Santana. No dia seguinte foi a vez de 35 alunos selecionados pela escola participarem de uma palestra sobre práticas agrícolas sustentáveis e sua relação com a produção de alimentos saudáveis e preservação do meio ambiente.

Professora de Ciências da Escola Fonte Nova, Pâmela Silva mobilizou a equipe da Embrapa para contribuir na reativação da horta da escola, implantada em 2016 por uma equipe de professores e alunos. A ideia é produzir hortaliças e legumes para compor o cardápio da merenda escolar. Cheios de boa vontade e disposição, chegaram a colher cebolinha, cheiro verde, chicória, alface, couve e pimentinha. Porém, a produção começou a cair devido à falta de procedimentos técnicos adequados. “Por falta de conhecimento, a horta não foi produtiva por muito tempo. Chegou a um estágio que não produziu mais nada. Então a gente procurou ajuda na Embrapa. Estamos dispostos a colocar em prática as técnicas e para isso vamos fazer um plano de ação incluindo cuidados como controle de pragas, a quantidade exata de adubo orgânico, a forma a ser cultivada a muda, como plantar e diversos cuidados a serem tomados”, explicou a professora. “Também aproveitamos este conhecimento para o conteúdo em sala de aula. Eu, como professora de Ciências, associo aos temas semeadura, uso do solo, a necessidade da água para se desenvolver. Tudo isso são conhecimentos práticos que a gente coloca em sala de aula e pratica na horta da escola”, completou.

Um dos alunos dedicados ao projeto da horta é Breno Machado Furtado, 16 anos, matriculado na oitava série. Ele mora no bairro Fonte Nova, nas proximidades da escola e lamenta não contar com espaço em sua casa para cultivar uma horta. “Aqui na escola consegui adquirir um bom conhecimento para cuidar de uma horta. Eu ajudava desde o começo, regava, capinava, plantava. Agora vai dar melhor, vai dar certo, a gente vai fazer coisa melhor pela nossa horta. Vou fazer minha parte, continuar ajudando a horta para o projeto crescer e contribuir para mais alunos fazerem parte do projeto”, afirmou o estudante. Toda a turma recebeu o kit cartilha “Desafios com Ciência” e bonés do Programa Embrapa & Escola. Este é coordenado pela Secretaria de Comunicação da Embrapa, sediada em Brasília. Funciona nas 46 unidades da Embrapa do Brasil, por meio de atividades realizadas em parceria com escolas aproximando cientistas, estudantes e professores para estimular nos jovens o interesse pelo conhecimento científico.

A coordenadora local do Programa Embrapa & Escola, Aline Furtado, explica que o objetivo da visita monitorada dirigida aos professores foi capacitá-los para que se tornem multiplicadores das práticas agroecológicas, sobretudo em manutenção de horta, e informar sobre o método de atendimento do Embrapa & Escola. “Temos inclusive um site específico para este público infanto-juvenil que trata da agropecuária em geral (http://ccw.sct.embrapa.br)”, explicou a analista da Embrapa. Adriana Bariani, analista da área de laboratórios de proteção de plantas da Embrapa Amapá, destacou no bate papo com os estudantes que, de forma resumida e simples, a missão da Embrapa é produzir plantas produtivas que geram alimentos mais saudáveis. “E não para por aí: esses alimentos têm que ser mais saudáveis e nutritivos”, completa o slide da palestra. Além disso, junto com uma rede de parceiros, a Embrapa desenvolve cultivares de alimentos com boa qualidade para enfrentar os desafios de ambientes de muita chuva ou escassez hídrica. Entre os temas que a Embrapa atua, estão tecnologias agrícolas sustentáveis como manejo e conservação dos solos, manejo integrado de pragas e doenças, fixação biológica de nitrogênio, melhoramento genético e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Para saber mais sobre a Embrapa acesse o link www.embrapa.br


Dulcivânia Freitas, Jornalista DRT/PB 1063-96
Núcleo de Comunicação Organizacional
Embrapa Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *