Programa “MP + Perto” estreia na Rádio Universitária

Na manhã desta segunda-feira, 5, o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Márcio Augusto Alves, e a reitora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), Eliane Superti, assinaram um Termo de Cooperação Técnica para veiculação do programa “MP+Perto” na Rádio Universitária – 96,9 FM. Logo após a assinatura, às 11 horas, o primeiro programa foi ao ar com debate sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado hoje.

O PGJ Márcio Alves explicou que na luta em defesa dos direitos do cidadão e por uma sociedade cada vez mais justa, o Ministério Público do Amapá, com base nos princípios da transparência e tratamento isonômico da notícia, tem utilizado todos os canais disponíveis para dar o máximo de visibilidade às ações dos membros e servidores da instituição, de modo que a população, ao tomar conhecimento de todos os projetos, processos e ações institucionais, possa reforçar o papel fiscalizador do MP com críticas, denúncias e sugestões.

“Estamos imensamente felizes com mais essa cooperação entre o MP e a UNIFAP e esperamos contar com o apoio da comunidade. Compreendemos a necessidade de dialogar com toda a sociedade e sabemos o quanto o rádio é democrático e possibilita esse contato permanente até nos locais mais distantes. Nós não atuamos só em processos e não estamos fechados em gabinete. Temos uma atuação de atendimento à comunidade muito importante e isso precisa ser incentivado e fortalecido”, disse Márcio Alves.

A reitora da UNIFAP também reconheceu a importância da parceria entre as instituições. “É um prazer receber o MP em nossa Rádio Universitária, agora com um programa semanal. O MP sempre esteve muito perto da Universidade. Essa relação institucional é longa e já rendeu bons frutos, inclusive uma ajuda importantíssima em nosso programa de mestrado”, relembrou a professora Eliane Superti.

Para dialogar sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, participaram do programa a coordenadora do Centro de Apoio Operacional – CAOP Ambiental e diretora-geral do MP, promotora de Justiça Ivana Cei e o titular da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Macapá (PRODEMAC), promotor Marcelo Moreira.

Dentre os desafios e ações enfrentados na área ambiental, Ivana Cei destacou que a PRODEMAC está completando 10 anos de atuação. “Tudo relacionado ao meio ambiente no Estado passa pela atuação da nossa Promotoria. A transformação do lixão em aterro sanitário, por exemplo, é resultado desse trabalho. Podemos citar a reestruturação de diversos órgãos ambientais, o projeto de revitalização do parque zoobotânico, investimentos em pesquisas na Universidade, cursos de especialização, enfim, são muitos os resultados que alcançamos ao longo desses anos”, disse.

O promotor Marcelo Moreira alertou para a necessidade de mais sensibilização das pessoas em relação ao meio ambiente. “Temos muito a comemorar hoje, mas também temos algo a reclamar porque as leis da natureza dão suas respostas e, às vezes, de forma muito grave. Vivemos um momento em que é preciso repensar o nosso comportamento em relação ao planeta, que não suporta a ação humana com essa intensidade”, alertou.

Sobre os delitos ambientais mais recorrentes no Amapá foram destacados: poluição sonora, ocupação indevida de áreas de ressaca e os licenciamentos ambientais irregulares, todos objetos de procedimentos na PRODEMAC.

O PGJ Márcio Alves e os promotores da área ambiental exploraram diversos outros assuntos, que você pode acompanhar no nosso site, com a íntegra do programa.

Estavam presentes, ainda, o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos e Institucionais, Nicolau Crispino, que fez uma participação especial no programa sobre o julgamento das ações decorrente da Operação Eclésia; a chefe de gabinete da PGJ, promotora de Justiça Andrea Guedes; o assessor do PGJ, promotor de Justiça Laercio Mendes, e o diretor da Rádio Universitária, Sérgio Cleber.

O programa MP+Perto vai ao ar toda segunda-feira, das 11h às 12h, na Rádio Universitária – 96,9 FM. Para interagir acesse o twitter @MP_AP, facebook/ministeriopublicoap ou mande e-mail para [email protected]

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *