Programa Peixe na Mesa avança com escavação de tanques no Corre Água, em Macapá

12 tanques para a criação de peixes serão escavados no Pacuí | Foto: Rogério Lameira/PMM

A Prefeitura de Macapá inicia na próxima semana a escavação de 12 tanques para a criação de peixes na comunidade Corre Água, no distrito do Pacuí. O trabalho é parte do programa Peixe na Mesa, que fomenta a economia através da criação local e venda de pescado.

A escavação é realizada em conjunto pelas secretarias municipais de Agricultura (Semag) e Meio Ambiente (Semam), que atendem a solicitação dos moradores de comunidades e distritos para a emissão do licenciamento ambiental e construção dos tanques que beneficiam os piscicultores.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Raimundo Costa, além de possibilitar a geração de renda através da criação e comercialização por conta própria, o projeto ainda beneficia esses profissionais com a participação nas vendas da Feira Agricultura e Arte, realizada mensalmente pelo Município.

“Após essa escavação, também há um acompanhamento técnico que auxilia a produção das espécies de peixe. Então, a Prefeitura de Macapá auxilia antes, durante e depois desse projeto, fomentando a piscicultura em diversas localidades. Ganha os produtores e ganha também a população consumidora”, explica.

Até o momento, outros 17 tanques foram escavados nas comunidades Ilha Redonda, São Pedro dos Bois e KM 20 e 39, além do bairro do Coração.

Participação no programa

Para fazer parte do programa Peixe na Mesa, o piscicultor interessado deve solicitar uma licença ambiental, através da plataforma 1DOC, no site da Prefeitura de Macapá. Além disso, também há a opção de fazer o pedido presencialmente, no horário de 8h às 14h, no prédio da Semam, localizado na Rua Raimundo Ozanan, nº23, centro (em frente à praça Floriano Peixoto.

Após obter o licenciamento, o piscicultor pode solicitar a instalação do tanque no prédio da Semag, localizada na Rua Manoel Eudoxio Pereira, nº 2438, bairro do Trem, que funciona de 8h às 14h.

Joyce Batista
Secretaria Municipal de Agricultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *