Programa virtual “Conhecendo o Artista” entrevista Fábio Zanoni, que fala sobre o lançamento oficial do curta metragem “A Quinta Casa”

O programa virtual Conhecendo o Artista, atualmente em uma breve pausa, traz o lançamento oficial do curta metragem “A Quinta Casa”, em uma conversa distraída sobre o projeto. Receberemos Fábio Zanoni, Juliana Fabri, a equipe de produção, elenco e alunos do projeto Ficcionando no Amazonas.

Em outubro de 2020, o projeto Ficcionando no Amazonas trouxe à capital amapaense uma oficina que girou em torno da aprendizagem de técnicas de escrita de roteiro. Com a duração de uma semana, ocorreram uma série de aulas teóricas e práticas a respeito dos procedimentos formais que envolvem a confecção de narrativas cinematográficas. Paralelamente às aulas de roteiro, foram realizadas também oficinas de fotografia, som, montagem e produção.

Patrocinado pelo Banco da Amazônia, o projeto Ficcionado no Amazonas foi idealizado pelo cineasta e professor de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá – UEAP, Fábio Zanoni e produzido por Juliana Fabri. As inscrições foram gratuitas, os participantes selecionados receberam, ainda, uma bolsa auxílio no valor de R$100,00. A oficina resultou na produção de um curta metragem chamado “A Quinta Casa”, que contou em sua ficha técnica com artistas e equipe de apoio local e alunos da própria oficina, que tiveram a possibilidade de conhecer o outro lado das produções cinematográficas, à moda do trabalho com produção, figurinos, adereços cênicos, maquiagem, contrarregragem etc.

Sinopse

Em uma pequena comunidade na cidade de Macapá, uma mulher decide ajudar os moradores a superarem seus impasses e dilemas existenciais. Pouco a pouco, vamos descobrindo quais os segredos que se escondem em cada uma das casas. A violência de um homem que se imagina traído pela mulher, a desesperança de continuar vivendo que se abate sobre uma menina adolescente, o desejo de um homem de idade já avançada de pertencer e ser reconhecido pelos signos de poder que caracterizam a vida dos ricos e famosos, ou, ainda, outro homem que passa seus dias ouvindo músicas da época da ditadura militar brasileira, tudo isso vai compondo as “casas” subjetivas que, em alguma medida, todos nós habitamos.

Considerando todos os acontecimentos que Macapá sofreu ao fim do ano passado, o projeto encabeçou, juntamente com o Banco da Amazônia, uma campanha de arrecadação de alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal para ajudar as instituições IJOMA, em Macapá, e a Casa da Hospitalidade, em Santana.

E hoje às 19h, no perfil do Facebook do @ficcionando, haverá uma edição super especial da Live programa Conhecendo o Artista, onde Kassia Modesto recebe a equipe do projeto para falar sobre todo o processo de criação desta obra, que será oficialmente lançada hoje, e que já teve suas inscrições iniciadas em festivais pelo Brasil afora.

Elenco:

Inacio Senna
Debora Bararuá
Kassia Modesto
Hary Silva
Roberto Prata
Nedy Mendes
Ficha técnica:
Roteiro, Direção e Montagem: Fábio Zanoni
Produção: Juliana Fabri
Diretor de fotografia: Dyego Bucchiery
Captação de áudio: João Amorim
Desenho de som: Felipe Rezende
Cor e Finalização: Marcelo Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *