Programação cultural da Secult celebra a chegada do Equinócio de Primavera

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) promoverá, nos dias 22 a 23 setembro, no Monumento Marco Zero do Equador, a programação, com entrada gratuita e denominada “Do Meio do Mundo para o Mundo Todo”. O evento tem por objetivo difundir cultura e celebrará o Equinócio de Primavera. Ontem (22), os shows foram do Grupo Pilão e músico Roni Moraes. Já nesta segunda (23), a apresentação musical ficará por conta do cantor Enrico Di Miceli.

O segundo equinócio de 2019 aconteceu às 4h50 (horário de Brasília) desta segunda-feira (23). O momento marca o início da Primavera, em que a terra se inclina fazendo com que a Linha do Equador fique mais próxima da direção do sol.

“A beleza poética e o simbolismo do equinócio é inegável, e este fenômeno da natureza merece que nós marquemos essa data. Nenhum palco é melhor que o Monumento Marco Zero do Equador e sua linha imaginária, que já serviu de inspiração para poetas e compositores do Amapá. Essa é mais uma realização da Secult no reforço à nossa identidade cultural”, salientou, Evandro Milhomen, secretário de Estado da Cultura.

Sobre Enrico Di Miceli – 23 de setembro

Enrico Di Miceli faz parte do elenco dos grandes cantores e compositores do Amapá, que acompanha a evolução musical sem perder a essência e o estilo regional. Parceiro de compositores como Joãozinho Gomes, Osmar Júnior, Eliakin Rufino, Jorge Andrade e Zeca Preto, dessas convivências musicais saíram canções para o repertório de intérpretes como Patrícia Bastos, Brenda Melo e Senzalas. Com 30 anos de carreira, o músico gravou o CD Amazônica Elegância, em parceria com Joãozinho Gomes, um marco sua carreira e lançou, em 2019, o disco solo Todo Música.

Sobre o fenômeno do Equinócio

Os equinócios acontecem duas vezes por ano, em março e em setembro, e determinam a entrada do outono e da primavera. O sol passa exatamente no meio da terra e os dois hemisférios do planeta – norte e sul – recebem a mesma quantidade de luz, o que resulta em dias simétricos.

O fenômeno do equinócio consiste no alinhamento do sol com a linha imaginária do Equador. São aproximadamente 12 horas de período claro e outras 12 horas para a escuridão. Assim, a partir deste momento, a estação do ano muda.

Serviço:

Shows do Equinócio de Primavera no Meio do Mundo
Local: Monumento Marco Zero do Equador.
Endereço: Rodovia Juscelino Kubitschek – Jardim Marco Zero – Meio do Mundo
Datas: 22 e 23 de setembro (domingo e segunda).
Entrada franca
Horário: No domingo, Rono Morares tocará às 21h e o Grupo Pilão fará seu show a partir das 22h. Já na segunda-feira, Enrico se apresenta às 19h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *