Projeções em prédios: artista paraense que iniciou carreira na arte no Amapá e reside em Macapá expõe na “Mostra Tua Arte”, em Belém (PA)

Ilustração de Jimmy Feiches, de Rogério Araújo – Foto: Mostra Tua Arte

O designer, desenhista, ilustrador e artista plástico Rogério Araújo participou, na última quinta-feira (16), da “Mostra Tua Arte”, em Belém (PA). O artista, que é natural de Almerim (PA), mas reside em Macapá há quase duas décadas – quando iniciou sua carreira -, participou com quatro peças, que foram projetadas em edifícios na capital paraense na noite de ontem. O resultado pode ser visto nas fotos da exposição. As imagens nas fachadas dos prédios deixou o visual muito porreta mesmo!

Ilustração de Preto Jorge Antagonista, de Rogério Araújo – Foto: Mostra Tua Arte

Mostra Tua Arte

O Mostra Tua Arte foi organizado por um VJ paraense, Kauê Lima, que possui trabalho com projeção mapeada em eventos sociais, culturais e corporativos. Ele teve a ideia de usar sua experiência e recursos tecnológicos para trazer arte e alegria ao público, nestes tempos de pandemia.

A exposição conta com dezenas de artistas e não possui apoio financeiro, somente via  campanha de Financiamento Coletivo no APOIA.se, uma plataforma que permite dar uma força para que ele continue sendo realizado.

Segundo Rogério, ele soube da Mostra por uma amiga – que mandou o perfil do projeto no Instagram (@mostratuaarte) – e ele resolveu enviar seus trabalhos. Os desenhos expostos por Araújo foram: Arte do Jimmy Feiches, Preto Jorge Antagonista (ambos músicos do Amapá), ilustrados com traços Old School o Camarão com Açaí (série criada pelo artista, na modalidade Old School com alguns elementos Nortistas) e Santa Nossa Senhora (no mesmo estilo).

“Esse é um projeto importante pra todos nós nesse período. Agradeço o espaço”, comentou o artista nas redes sociais.

Rogério Araújo – Foto: arquivo pessoal do artista

Sobre Rogério Araújo

Rogério é sócio do “Casa da Floresta – Arte e Multimídia”. Ele sempre está envolvido em alguma manifestação artística juntamente com outros artistas locais. Conheço Rogério tem muito tempo, mas não sei quanto. Ele é um figura talentoso e criativo demais.

Aqui mesmo, neste site, já publiquei informes sobre exposições, vernissagens etc com o cara entre os colaboradores dessas iniciativas. Em 2014, o engenhoso artista lançou a Revista Poraké na versão online. O conteúdo era voltado para  estudantes de artes, designers, publicitários, agências e empresas (ficou porreta).

Ilustração Camarão com Açaí , de Rogério Araújo – Foto: Mostra Tua Arte

Outras ações que contaram com o talento de Rogério foram o:  Coletivo Amapaense Catita, Exposição DEZconstruindo o Cubo Branco e Intervenção Urbana – Baixada Vive. Isso somente para citar algumas.

“Sou de Almerim, mas também morei em Castanhal (PA) e vim para Macapá nos anos 90. Quando criança, comecei a desenhar por influência de um vizinho e meu irmão mais velho. Mas me reconheci como artista mesmo, aqui em Macapá. Em 1998 comecei a me aventurar com serigrafia e desenho por encomenda. E não parei mais”, contou Araújo.

Rogério Araújo – Foto: arquivo pessoal do artista

Sou fã mesmo é de artistas. A história está repleta de mentes fecundas que mudaram nossas vidas. Sejam os que desenham, pintam, tatuam, cantam, dançam, compõem, escrevem, fotografam, produzem artes plásticas ou atuam – entre outras tantas vertentes. E este site sempre os apoia.

Ilustração Santa Nossa Senhora, de Rogério Araújo – Foto: Mostra Tua Arte

Enfim, parabenizo Rogério pela participação na linda Mostra e pela trajetória. Este texto é também um registro sobre a arte do Amapá, que possui muitos outros profissionais talentosos. Essa gente porreta que produz arte sempre foi necessária, mas é ainda mais importante nestes tempos de isolamento em Macapá e em outras cidades do nosso Estado, Brasil e mundo. É isso!

Elton Tavares, com informações de Rogério Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *