Projeto AtuAção pela Vida: bairro do Laguinho recebe Escuta Psicológica Itinerante do MP-AP

Neste sábado (19), a Escuta Psicológica Itinerante, atividade do projeto “Atuação pela Vida”, foi realizada na Escola Estadual São Benedito, no bairro Laguinho, em Macapá. A iniciativa é coordenada pela Promotoria de Defesa da Saúde, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap), e tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental e prevenção ao suicídio.

A Escuta Itinerante visa a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio. Os atendimentos foram realizados por 10 psicólogos, voluntários do projeto, que ficam divididos nas salas unidades de ensino.

Na ação deste sábado, de forma individualizada, os profissionais acolheram, escutaram e puderam dar orientações. Mais de 25(vinte e cinco) atendimentos foram realizados e foi a oportunidade que muitos aguardavam para tirar dúvidas, fazer questionamentos e falar de suas emoções.

Para esta retomada das escutas psicológicas, todos os cuidados de prevenção da Covid-19 foram adotados, seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde pública, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispondo de álcool em gel para higienização das mãos.

O cuidado permanente com a saúde mental é o eixo central do projeto, cuja campanha de conscientização reforça a mensagem de que “Viver é sempre a melhor opção”. O promotor de Justiça da Promotoria de Defesa da Saúde, Wueber Penafort, acompanhou, juntamente com o coordenadora interina da Ambacs, psicóloga Ana Ferreira, a mobilização e atividades na escola.

Sobre o AtuAção pela Vida

O AtuAção pela Vida, iniciado em 2019, tem a campanha de conscientização que reforça a mensagem “Viver é sempre a melhor opção”, com o objetivo maior da prevenção ao suicídio. Cada etapa serve de aprendizagem e troca de experiências entre os integrantes da equipe, que fazem uma reunião de avaliação ao final dos atendimentos, visando a próxima ação.

O projeto é executado por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização. Em 2019, a iniciativa desenvolveu inúmeras atividades como palestras, capacitações e escutas psicológicas. Neste ano, as campanhas foram intensificadas nas redes sociais e por meio de uma parceria com a Rede Amazônica foi possível a veiculação do vídeo produzido, em cooperação, pelo MP-AP, Ambacs e Prefeitura de Macapá.

“Retomamos a Escuta Psicológica Itinerante em 2020, após isolamento social, com todos os cuidados, em razão da Pandemia. Vale destacar que cada etapa deste projeto serve de aprendizagem e troca de experiências entre os integrantes da equipe, que fazem uma reunião de avaliação ao final dos atendimentos, visando a próxima ação”, frisou Wueber Penafort.

“Nesta etapa observamos que o número de atendimentos dobrou em relação a última escuta itinerante, demonstrando-se que é possível desenvolver política pública voltada para esse silencioso e grave problema que atinge a sociedade amapaense, graças a solidariedade das pessoas que compõem as instituições parceiras, as quais o Ministério Público agradece o precioso trabalho voluntário.” comentou o promotor de Justiça que coordenava a ação.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *