Projeto AtuAção pela Vida: Escuta Psicológica Itinerante será realizada no bairro do Laguinho, neste sábado (19)

A Escuta Psicológica Itinerante, do projeto “AtuAção pela Vida”, terá continuidade neste sábado (19), das 9h às 12h, na Escola Estadual São Benedito, localizada no bairro Laguinho. A iniciativa é coordenada pela Promotoria de Defesa da Saúde, com o apoio da Procuradoria-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com o Ambulatório de Atenção à Crise Suicida da Universidade Federal do Amapá (Ambacs/Unifap), e tem como objetivo o cuidado permanente com a saúde mental e prevenção ao suicídio.

A Escuta Itinerante possibilita a identificação de casos e sintomas que possam levar à ideação suicida ou à automutilação, para que seja feito um pré-diagnóstico e, caso necessário, o devido encaminhamento à rede de apoio. Os atendimentos serão realizados por 10 psicólogos, voluntários do projeto, que ficam divididos nas salas unidades de ensino.

Os promotores de Justiça titulares da Promotoria da Saúde, Fábia Nilci e Wueber Penafort, coordenam as ações do projeto. Para esta retomada das escutas psicológicas, eles informam que todos os cuidados de prevenção da Covid-19 serão adotados, seguindo os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde pública, como uso obrigatório de máscara, distanciamento social e dispondo de álcool em gel para higienização das mãos.

Sobre o AtuAção pela Vida

O AtuAção pela Vida, iniciado em 2019, tem a campanha de conscientização que reforça a mensagem “Viver é sempre a melhor opção”, com o objetivo maior da prevenção ao suicídio. Cada etapa serve de aprendizagem e troca de experiências entre os integrantes da equipe, que fazem uma reunião de avaliação ao final dos atendimentos, visando a próxima ação.

O projeto é executado por meio de três eixos: capacitações, escutas itinerantes e campanhas de sensibilização. Em 2019, a iniciativa desenvolveu inúmeras atividades como palestras, capacitações e escutas psicológicas. Neste ano, as campanhas foram intensificadas nas redes sociais e por meio de uma parceria com a Rede Amazônica possibilitou a veiculação do vídeo produzido em parceria, pelo MP-AP, Ambacs e Prefeitura de Macapá.

Mais sobre o projeto

Você que se percebe triste, com pensamentos negativos, ou emocionalmente diferente e não está sabendo lidar com determinada situação em sua vida, venha dialogar com nossos psicólogos. Lembre-se: “Viver é sempre a melhor opção!”.

Serviço:

Escuta Psicológica Itinerante, do projeto “Atuação pela Vida”.
Data: 19/09/2020 (sábado)
Hora: de 9h às 12h
Local: Escola Estadual São Benedito, nº 419, no bairro Laguinho.
Realização: MP-AP e Ambacs/Unifap

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *