Projeto de capacitação para empreendedores populares é lançado em Macapá

Iniciou na noite de quarta-feira, 6, o curso de capacitação para empreendedores populares que atuam na área de alimentação. O objetivo da Prefeitura de Macapá é preparar esses trabalhadores para o mercado de trabalho.

“A intenção, além de trazer benefícios, é promover o conhecimento para que eles possam, além de se aperfeiçoar nas suas áreas, conhecer novas técnicas, novas forma de trabalhar e desenvolver melhor a atividade, com mais qualidade e buscando sempre um diferencial nos seus empreendimentos”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Macapá, Rodrigo Carvalho.

A formação será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), por meio do convênio nº 818900/2015-Sudam, de emenda da deputada federal Josi Araújo, no valor de R$ 952.001,40. Na primeira etapa, 380 empreendedores populares selecionados por meio de edital de chamada pública serão beneficiados com a capacitação.

Josi Araújo parabenizou os participantes do projeto e falou sobre a possibilidade da realização de uma segunda etapa do trabalho. “É gratificante para nós vermos que a prefeitura conseguiu executar essa emenda e que estamos hoje não apenas melhorando, mas proporcionando melhores expectativas de vida para essas pessoas, com responsabilidade e determinação do Município de Macapá. A partir desta conquista, buscaremos mais recursos para ampliar esse projeto para poder capacitar mais empreendedores”, destacou.

O projeto, que terá duração de cinco meses, ofertará ao todo 20 cursos, nos turnos da manhã, tarde e noite, para homens e mulheres, a partir de 18 anos, que trabalham como ambulantes, feirantes, donos de quiosques e/ou camelôs, e aqueles pequenos empreendedores que estão iniciando no ramo. “Além de empreendedores que já atuam na área, muitos jovens, com pouco ou nenhuma experiência, participarão do projeto, o que demonstra o interesse, a decisão que eles tiveram em algum momento da vida de empreender, de melhorar, de ser donos do próprio negócio e de melhorar de vida. Isso é muito gratificante para nós. Esperamos que essas 400 horas de curso que terão nos diversos módulos possam se transformar em 400 horas de conhecimento, de crescimento, para que possam sair daqui mais capacitados e preparados para melhor empreender”, ressaltou o prefeito Clécio.

Durante o lançamento, os participantes receberam material didático, como mochila, apostilas, avental e toca, que serão utilizados nas aulas práticas. O curso iniciará dia 11 de junho. “Trabalho há pelo menos três anos na área de panificação, sempre tive vontade de aprender um pouco mais, mas, por causa das dificuldades e da correria do dia a dia, sempre deixei para depois. Como surgiu essa oportunidade, resolvi aproveitar para me aperfeiçoar e conhecer novas áreas”, disse o empreendedor Isomar Albuquerque.

Participaram também do momento o vereador de Macapá, Rinaldo Martins; o diretor-superintendente do Sebrae/AP, João Carlos Alvarenga; o diretor da Empresa Magequality, que ministrará os cursos, Sandro Medeiros, além do secretariado municipal.

Karla Marques
Assessora de comunicação/PMM
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *