Projeto de Combate à Violência Doméstica do MP-AP é selecionado ao Prêmio Innovare 2019

A Promotoria de Justiça de Defesa da Mulher de Macapá, com o Projeto: “Sistema de Cadastro dos Casos de Violência Doméstica Contra a Mulher – Sicavid: da Prevenção ao Combate”, foi selecionada ao Prêmio Innovare em sua 16ª edição.

O projeto é um conjunto de ações estratégicas realizadas pela Promotoria da Mulher de Macapá nos bairros de maior concentração de violência doméstica identificados pelo sistema de cadastro “SICAVID”, o qual permite o mapeamento do perfil socioeconômico do agressor e da vítima, extraído dos inquéritos policiais e processos judiciais que tramitam na Promotoria de Justiça. As ações consistem na divulgação de campanhas educativas, palestras informativas sobre a Lei Maria da Penha, orientações jurídicas e mediação de conflitos.

“Estamos honrados em compor a lista dos projetos bem-sucedidos do Ministério Público brasileiro, e esse trabalho nos impulsiona a prosseguir no enfrentamento a violência doméstica contra a mulher em nosso Estado”, destacou Alessandra Moro, promotora de justiça titular da Promotoria de Defesa da Mulher e coordenadora do CAOP Mulher.

O projeto “Sicavid: da Prevenção ao Combate” foi premiado em 2016 pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e este ano foi selecionado ao prêmio innovare 2019.

O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar, divulgar e difundir práticas que contribuam para o aprimoramento da Justiça no Brasil. Sua criação foi uma dessas raras oportunidades em que uma conjunção de fatores conspira a favor do bem público.

Participam da Comissão Julgadora do Innovare ministros do STF e STJ, desembargadores, promotores, juízes, defensores, advogados e outros profissionais de destaque interessados em contribuir para o desenvolvimento do Poder Judiciário.

A etapa final consiste na visita dos consultores do Innovare na Promotoria da Mulher de Macapá para entrevista e verificação do alcance do trabalho no local onde ele é executado.

A premiação ocorrerá em dezembro deste ano no Supremo Tribunal Federal, em data que ainda será definida.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *