Projeto de lei pode transformar a canção “Jeito Tucuju” como hino cultural do Amapá

“Quem nunca viu o amazonas, nunca irá entender a vida de um povo, da alma e cor brasileiras, suas conquistas ribeiras, seu ritmo novo…”. A música “Jeito Tucuju”, dos cantores e compositores Val Milhomem e Joãozinho Gomes, que retrata o regionalismo e a cultura amapaense, pode ser o Hino Cultural do Estado do Amapá. “Nós vislumbramos a oportunidade de trazer esta música ao cenário da legislação como hino cultural oficial do Amapá e principalmente às nossas crianças e adolescentes nas instituições de ensino, o que proporciona um sentimento maior pelo Estado”, justifica o deputado Dr. Furlan (PTB), autor do projeto durante a apresentação na manhã desta terça-feira (19) ao presidente da Casa, deputado Kaká Barbosa (Avante) e em seguida protocolado e segue para a Secretaria Legislativa da Casa. O evento contou com a presença dos autores da música, além da cantora amapaense Patrícia Bastos, a porta-voz da música amapaense. “Quando as pessoas em outros estados ouvem a música se emocionam”, frisou a cantora.

De acordo com o projeto o hino deverá ser executado em eventos culturais, esportivos, folclóricos, legislativos, atividades escolares e demais cerimônias estaduais. “Vale lembrar que isso não vai afetar no Hino do Amapá, que permanecerá como o nosso hino cívico. O Hino Cultural será mais um mote de apoio à Música Popular Amapaense (MPA) e é uma forma de valorizar a realidade do povo amapaense, que é retratada nesta canção”, afirmou o deputado Dr. Furlan.

Mesmo não sendo amapaense o presidente Kaká Barbosa, sugeriu que após a aprovação do projeto, a música seja cantada no plenário Dalto Martins. “Não nasci no Amapá, mas tenho esse povo no meu coração. Este projeto propõe o conhecimento e reconhecimento das diferentes manifestações culturais do nosso Estado, as quais são de suma importância para a preservação do patrimônio histórico e cultural”, comentou o residente Kaká Barbosa.

O deputado Max da AABB (Solidariedade), elogiou a iniciativa do deputado Dr. Furlan. “Eu gosto da Música Popular Amapaense, pela diversidade que a torna linda”. O parlamentar buscou se informar sobre a origem da música e mostrou preocupação quanto a uma concorrência ao titulo de hino cultural do Amapá.

Com a experiência da realização do projeto “Luau na Samaúma”, realizado na praça do Ministério Público do Amapá, bairro Araxá, o procurador-geral de Justiça do MP, Márcio Augusto Alves, acompanhado pela Promotora de Justiça e Chefe de Gabinete da Procuradoria-Geral, Andrea Guedes de Medeiros, presenciaram o momento no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa e, garantiram que no próximo luau do MP será tocado o hino. “Queremos levar adiante esse sentimento de amor por esta terra”, frisou a promotora, que reside há 27 anos no Estado do Amapá.

Texto: Everlando Mathias
Fotos: Elton Tavares (Asscom-MP)
Assessoria de comunicação da Assembleia Legislativa do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *