Projeto de lei prevê divulgação de despesas com locação de imóveis pelo poder público

O deputado estadual Pedro DaLua (PSC) apresentou Projeto de Lei (PLO 080/2017) na Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) que institui a obrigatoriedade de divulgar despesas com locação de imóveis particulares pelo Poder Público estadual. A determinação vale para administrações diretas e indiretas do Executivo, bem como, pelo Legislativo e Judiciário.

“A transparência dos gastos públicos é um dever do Poder Público e ao mesmo tempo um direito de todo cidadão. Aperfeiçoar os mecanismos de controle de gastos de dinheiro público é um desafio para qualquer país que busca o desenvolvimento social e econômico. Por isso apresentamos esse projeto, para que os Poderes tenham mais transparência”, destacou o deputado.

De acordo com DaLua, a divulgação deverá conter o endereço do imóvel, nome do locador, o valor do aluguel, bem como os reajustes que sofreu ao longo doa anos. O autor da propositura destacou ainda que o projeto não aufere despesa já que a Lei 12.527/2011 obrigou o Poder Público em todas as esferas e todos os poderes a criar portais da transparência para dar acesso às despesas realizadas com recursos públicos.

“Portanto o projeto apenas exige que se divulgue na internet, por meio de uma ferramenta que já existe, informações que ao alcance de qualquer pessoa, mas de forma mais burocratizada”, afirmou o parlamentar.

Imóveis abandonados

Em 2015, por meio de requerimento, DaLua propôs que a Secretaria de Estado da Administração apresentasse estudo sobre a utilização dos imóveis abandonados pertencentes ao Estado, de modo a reduzir custos com locação. Um estudo preliminar apontou que existem mais de 40 prédios pertencentes do Estado que atualmente estão nessa situação.

Gabinete Deputado Pedro DaLua
Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *