Projeto Leitura na Praça encanta alunos, professores e visitantes

img_4854

Na sexta-feira, 14, a Praça Veiga Cabral foi preenchida com leitura, crianças, personagens encantados, livros, muito livros e música. A iniciativa foi da Secretaria Municipal de Educação (Semed), que levou os alunos da educação infantil para esse espaço alternativo de leitura. Momento de aprender brincando. As crianças adoraram, os professores aprovaram, quem passou pela praça parou para ver o que era aquele movimento todo, sentou na grama e se encantou.
img_4837
Os seis pontos de leitura ficaram coloridos, e cada um, com a sua temática, enchia os olhos dos pequeninos. A praça tornou-se um grande espaço de leitura a céu aberto, com lençóis estendidos ao chão para acomodar o público, varais de livros, colcha de retalhos, árvores enfeitadas, arca das letras com livros à disposição das mãos, brincadeiras de roda e diversão com o palhaço Tio Nescau, e finalizou com canções de acadêmicos do curso de música da Faculdade Iesap.
img_4820
Alguns pais fizeram questão de acompanhar os filhos nessa aventura, como a Ivaneide Martins, que não desgrudou do João Carlos, 6 anos, aluno da Escola Sementinha. “É importante ver meu filho sair da escola para um lugar como a praça, e ver que ele está se divertindo”, comentou. João apontou a preferência dele. “Gostei de tudo, mas gostei mais da história da sereia e da menina pretinha”. Menina Bonita do Laço de Fita é a obra de Ana Maria Machado que conta a história de um coelho que queria ficar pretinho, como a menina que usava fita no cabelo e que, para ele, era a pessoa mais linda que já vira na vida. João se refere a esta personagem.
img_4813
Teve também quem ia passear na orla da cidade, mas resolveu ficar por ali mesmo. Foi o caso de Tiffany Cordeiro, que estava com a filha de dois anos e três sobrinhos. Ao ver a movimentação na Veiga Cabral, as crianças pediram para ver do que se tratava e não arredaram mais o pé. “Eles estão mexendo em todos os livros e ouvindo a história contada pela moça. Acho que gostaram do colorido das páginas e dos desenhos”, falou a mãe.
img_4797
Da Escola Mundo da Criança, o aluno Deiveson Cauã (6 anos) chegou no clima dos contos de fadas, todo pomposo com sua fantasia de rei, e foi muito solicitado para fotografar. Já a professora Elcylene Rocha, da Escola Sementinha, gostou da tarde diferenciada. “Os alunos precisam sair do espaço escolar e conhecer novos ambientes. Eles estão encantados e este momento é interessante para todos nós”.

img_4845
Paulo Mendes, secretário municipal de Educação, acompanhou o Leitura na Praça desde o início e também se encantou. “Esse é o sentido do fazer educacional, proporcionar educação de qualidade, e em todos os lugares. Ocupamos a praça reformada, ela está linda e ficou mais bonita com as nossas crianças”. Para a coordenadora da iniciativa, Vera Lúcia Silva, o projeto foi sucesso. “A gente percebe o quanto a leitura desenvolve a criança, a sua desenvoltura e a sua oralidade. Hoje o dia foi de alegria e de aprendizado por meio das várias linguagens da contação de história. Com certeza outros momentos como este virão”.

Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 99189-8067
Fotos: Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *