Hoje rola lançamento do Projeto Memória “Lélia Gonzalez: O Feminismo Negro no Palco da História”

11822660_10204777516902535_5010246103452462888_n

A Biblioteca Publica Estadual Elcy Lacerda em Macapá será o local do lançamento no Estado do Amapá do Projeto Memória “Lélia Gonzalez: O Feminismo Negro no Palco da História”, nesta Quinta-feira (06), às 15h. O projeto é uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil (FBB), em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) e Brasilcap. O evento em Macapá é realizado em conjunto com o Instituto de Mulheres Negras do Amapá – IMENA.

Nesta edição, a FBB e a Brasilcap, em parceria com a Rede de Desenvolvimento Humano, priorizaram a vida e a obra da intelectual e ativista negra Lélia Gonzalez. Historiadora, antropóloga e filósofa, autora de livros e diversos artigos, Lélia Gonzalez foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU). Educadora, ativista e intelectual de destaque seu pensamento contribuiu para a formação de uma consciência crítica em relação aos preconceitos que mantêm mulheres negras em desvantagem na sociedade. Considerada uma das precursoras do movimento de mulheres negras no Brasil, o Projeto criou como título “Lélia Gonzalez – o feminismo negro no Palco da História”.

Como parte do Projeto foram elaborados cinco materiais: uma exposição itinerante, de autoria de Antonia Ceva; um livro fotobiográfico de autoria da filósofa Sueli Carneiro; um Almanaque Histórico de autoria do professor Paulo Corrêa; um vídeo documentário, de 20 minutos, produzido pela Abravideo e um site. Todo este processo foi acompanhado e gerenciado pela Coordenadora Executiva da REDEH, Schuma Schumaher.

O evento contará com a participação Antonia Ceva – Coordenadora de Pesquisa da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH), além de representantes de movimentos sociais.

Mais Informações:

Lorena Araújo (96) 99117-3830/ 98105-9492.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *