Hoje rola PROJETO MPA NO MEIO DO MUNDO – Por @heraldocalmeida

10405368_714705768675822_8854296597526513820_n

Lançado na última sexta-feira, 3, no Bar Rodovia 010 (Complexo Marco Zero do Equador – Meio do Mundo, o Projeto MPA (Música Popular Amapaense), com mais de vinte (20) artistas, com o objetivo de fortalecer, resgatar, valorizar e expandir a produção musical do Amapá, sobretudo as canções, letras, estilos…etc (de artistas) que retratam as “coisas” do nosso povo e do nosso chão como: o cotidiano, a tradição, os costumes, os ritmos, as pessoas, a floresta, os rios, a história e o amor de nossa gente que ama a arte cultural tucuju.

A união e a boa vontade dos artistas está sendo de fundamental importância para que esse projeto vá adiante, sem exceção (diversos segmentos), todos estão incluídos nesse processo de tornar nossa arte musical, do tamanho que ela é e sempre foi, gigante.

Temos conquistados grandes e merecidos resultados que servem de espelho para os novos artistas caminharem com o propósito de produzir música tendo como matéria prima a nossa cultura. Podemos citar grandes projetos, com temáticas tucujus, que conseguiram sair do Amapá e brilhar em outras cidades do Brasil e serem reconhecidos e premiados: Grupo Senzalas, Banda Negro de Nós, Oneide Bastos, Grupo Pilão, Osmar Júnior, Chermont Júnior, Zé Miguel, Ana Martel, Ademir Pedrosa, Orquestra Essência, Grupo Raizes do Bolão, Brenda Melo que faz parte dessa nova geração, e de 2011 pra cá vem conquistando seu espaço e já lançou seu primeiro CD autoral “Tática”, que lhe deu a oportunidade de participar do projeto “Sesc Amazônia das Artes”, levando nossa música para outras “paragens” do país, e a cantora Patricia Bastos, considerada hoje, a maior representante da música amapaense no Brasil. Com seu último CD “Zulusa”, já conquistou diversos prêmios e fez nossa música se tornar mais conhecida e respeitada “lá fora”. Melhor CD (Zulusa) e melhor música “Mal de Amor”, em 2013, pelo “O Embrulhador”, um dos mais conceituados e críticos “sites” de música do Brasil, e em 2014, Patricia recebeu dois prêmios no “25º Prêmio da Música Brasileira”, no Rio de Janeiro, Melhor Cantora Regional e Melhor Álbum (Zulusa),,,além de outros artistas que também já levaram nossas arte musical para outros lugares do país e do mundo.

A música produzida no Amapá merece mais atenção e respeito do poder público, pois não precisamos provar nada a ninguém, é só ouvir o que temos e fazer jus a tudo o que é cantado e tocado.

Moramos em uma aldeia privilegiada, onde sua localização é ao norte do equador, fronteira com o território francês e às margens do maior rio do mundo, Amazonas, e isso é cantado em várias músicas nossas. Os ritmos e sons dos tambores do meio do mundo (marabaixo e batuque) encantam os ouvidos de quem ouve nossa arte. Isso é motivo de orgulho, pois não podemos deixar de valorizar o que Deus nos deu de presente e que o dom de cada artista absorve e transmite através da música.

O convite está feito, o compromisso está firmado, a arte está pronta, a responsabilidade é de todos, mas o amor é de poucos. Continuamos produzindo música de qualidade, mas ainda falta o valor necessário, e esse é de quem nos representa, para fazer com que esse “som” chegue aos quatros cantos do Amapá. A música de Joãozinho Gomes e Val Milhomem já deu a dica: “Do Curiaú para todo o Brasil, do Brasil para o mundo…e lá vai Marabaixo para todo o universo…”… Clicia Vieira Di Miceli, Enrico Di Miceli, Patricia Bastos, João Amorim, Val Milhomem, Amadeu Cavalcante, Ana Martel, Ana Martel, Osmar Júnior, Joao Carlos Rosario, Joãozinho Gomes, Leonardo Trindade, Marcelo Dias, Nonato Santos, Loren Cavalcante, Hannah Cavalcante, Hanna Paulino, Paulinho Oneide Bastos, Mayara Braga, Zé Miguel, Zé Maria Cruz, Paulinho Geandra Bastos, Paulinho Murure, Paulinho Paulo Roberto Guedes Bastos, Fabio Mont’alverne, Gomes Fabio, Alan Gomes Gomes, Cláudio Rogério, Cláudio Vaz, Claudio Bahia, Mauro Guilherme,, Fernando Canto, Juvenal Canto, Eduardo Canto, Taronga Baixista, Brenda Melo, Brenda Melo, Fernandes Brenda, Thomé Azevedo, Ana Vidigal Vidigal, Mauricio Sena, Márcia Corrêa, Claudiomar Rosa, Fineias Nelluty, Wildson Wildson Jose, Elton Tavares, Erick Luiz Boaventura, Alan Sales, Marta Lacerda, Lia Sophia, Toninho Jahvali Júnior, Jorginho Do Kavaco, Sabatiao Pimentel, Hugo Aroucha, Manoel Fernandes Cordeiro, Nivito Guedes, Raimundo Chermont Junior Chermont Junior, Osmar Marinho, Adelbert CarneiroDavi Amorim, Operador Papito, Cassio Pontes, Augusto Cesar Almeida, Celine Guedes, Dilean Monper, Nel Nellcirema Pureza, Alana Souza, Alan Yared, Karoline Albuquerque, Karol JOSY DI LIMA, Karol Diva, Carol Carvalho, Maria Eli Corrêa, Araciara Macedo, Euterpe Cantora, Judas Sacaca, Marcos Roberto, Neyleno Santos, Obdias Araújo, Dinho Araujo, Simone Leite de Menezes, Altevir Sarmento, Gizele Menezes, Josimar Almeida Almeida….

Texto: Heraldo Almeida
Arte: Loren Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *