Projeto Palco Giratório 2014 encerra temporada em Macapá com o grupo Garajal do Ceará

teatro1

Por Fernanda Picanço

O projeto Palco Giratório encerra a temporada 2014 com dois espetáculos de rua: Romeu e Julieta o encontro de Shakespeare e a cultura popular, e Circo Alegria. As apresentações acontecem em frente à Casa do Artesão, nos dias 4 e 5 de dezembro, às 17h.

A entrada é franca tanto para o espetáculo quanto para a oficina Ritmos de Rua, que o grupo ministrará no dia 3 de dezembro, das 9h às 13h no Teatro Porão, localizado na Casa de Cultura do Sesc Amapá.

As inscrições para oficina, estão sendo realizada na Casa de Cultura do Sesc Araxá no horário de 8h30 as 11h 30 e de 14h30 às 17h30 Informações (96)3241-444 (ramal 257)

Romeu e Julieta o encontro de Shakespeare e a cultura popular
teatro11
No lugar da versão tradicional da tragédia de William Shakespeare, que se passa em Verona, na Itália, e foi escrita entre 1591 e 1595 contando a história de dois jovens de famílias rivais que se apaixonam – Julieta Capuleto e Romeu Montecchio -, o Instituto Garajal apresenta uma releitura do texto clássico. Agora, a história de amor mais encenada no planeta é transposta para um terreiro de reisado, festa típica do regionalismo nordestino.

A ela são agregadas as figuras de Mateus, Catirina e Jaraguá, além de príncipes e guerreiros a mediar o embate dos Montecchio e dos Capuleto, duas famílias que não se entendem e conspiram para o trágico desfecho. A expressão corporal é apoiada em lutas de espadas, danças e brincadeiras, como pau de fita e roda de coco. Uma escada de madeira para pintor é convertida em principal suporte cenográfico e se transforma, por exemplo, na clássica cena dos namorados na sacada de uma janela. Os artistas jogam com todos esses elementos na gangorra entre o bardo inglês e o folguedo brasileiro.

A apresentação tem classificação livre, com duração de 70 minutos, com ficha técnica: Texto e concepção: William Shakespeare,adaptação e tradução Victor Augusto, trilha sonora, concepção e direção musical: Mauricio Rodrigues, cenografia: Grupo Garajal e Figurinos Dielan Viana e Lu Nunes.
teatro11
Circo Alegria

O espetáculo se utiliza de técnicas circenses como malabares, pirofagia, acrobacia, e a alegria do palhaço. O Grupo vem contar a história de um grupo mambembe cheio de habilidades nas artes circenses para conquistar o seu público. Passeia por todos os cantos com sua alegria e irreverência.

Com a chegada de um palhaço atrasado e suas trapalhadas faz toda confusão e libera a gargalhada da criançada. Sem perceberem proporcionam ao público um espetáculo jamais visto naquela cidade, resgatando a magia do picadeiro e levando grandes surpresas ao publico com gargalhadas e relembrando as tradicionais Cia. de circo.

A apresentação tem classificação livre, com duração de 45 minutos, com ficha técnica: Elenco: Henrique Rosa, Aldebaran Faustino, Sudailson Kennedy e Rayane Mendes;Técnico: Lu Nunes; Direção: Grupo Garajal; Figurinos Dielan Viana e Lu Nunes e Fotos: Anso Rodrigues

Sobre a oficina
Para transmitir ao público uma pitada do conhecimento da cultura popular, o Instituto Garajal realiza a oficina “Ritmos de Rua”. Ela é desenvolvida por atores-palhaços que têm o objetivo de apresentar o universo artístico a partir da cultura nordestina. Como ensinar noções de técnicas de teatro de rua popular, técnicas circenses, danças e músicas tradicionais, como reisado, cabaçal, mineiro-pau e maracatu cearense, entre outras.

Serviço
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)9134-0130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *