Projeto Piratuba na Escola: um “papo show” com Osmar Júnior

O cantor e compositor amapaense Osmar Júnior tem percorrido instituições de ensino de Macapá e do interior do Amapá com seu projeto “Piratuba na Escola”. A ação consiste em um “papo show” entre o artista, um dos maiores compositores da música tucuju, e estudantes.

Durante as visitas às escolas, Osmar Júnior toca suas canções e realiza rodas de conversa sobre as origens no Lago Piratuba, extremo Leste do Amapá. Fala sobre sua trajetória e a contextualização de tudo isso com com suas composições.

Além da divulgação de sua obra para a nova geração, o “Poetinha” tem o propósito de explicar aos alunos sobre a importância da preservação ambiental, a defesa das florestas, de seus rios, de seu povo e toda sua biodiversidade.

“Busco explicar aos estudantes a ideologia ambiental pela música. Os temas são abordados de forma dinâmica e divertida. O Amapá é um desafio. Construir a consciência cultural dos alunos é fundamental.

Osmar tem custeado sozinho o Projeto, que já passou por escolas do interior do Amapá. Para ajudar a pagar a logística do Piratuba na Escola, o Poetinha comercializa DVD’s seus.

Para colaborar, entre em contato e auxilie nessa nobre missão pelos números: 99172 7061 (comercial) e 991153712 (WhatsApp)

Sobre o amigo Osmar Júnior

Osmar está entre os principais representantes da música amapaense. Aos 14 anos, estudou violão com o maestro Oscar Santos, um dos pioneiros da música do Estado. Aos 17, atuou também como contrabaixista e guitarrista em diversos conjuntos musicais de Macapá.

Na década de 80, iniciou sua trajetória como compositor, participando de festivais universitários. Em 89, foi produtor do LP “Sentinela Nortente”, do cantor amapaense Amadeu Cavalcante, um dos marcos transformadores na música regional na Amazônia.

Osmar Júnior assina as lindas canções “Pedra do Rio”, “Tarumã”, “Igarapé das Mulheres” e “Pra Nunca Mais”, só pra falar de algumas.

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *