Projeto proporciona integração de alunos com artistas regionais e suas obras

artista1111

Lugar de música é na escola. Projeto desenvolvido pela Divisão de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Semed) leva artistas amapaenses da música para dentro das escolas, ampliando o repertório das crianças por meio de contato direto com as obras dos cantores, formando novo público, fortalecendo a rede de apreciadores da produção local, apresentando e ensinando ritmos, letras, histórias de vida. A proposta envolve alunos e professores, e emociona os artistas homenageados.
artista11
É o projeto “Criança e Educação: Universo em Construção”, desenvolvido nas 18 escolas de educação infantil desde 2009 e que este ano tem como tema “Um Passeio pela Cultura Musical Amapaense”. “Quando falamos em cultura musical, falamos de tudo que cerca a obra do cantor, do compositor, do músico. Fizemos convites para artistas amapaenses e eles abraçaram este projeto. Quando eles chegam às escolas para conversar com os alunos, emocionam-se, porque as crianças cantam, dançam e demonstram um carinho muito especial e verdadeiro por eles. Além disso, a escola está abrindo um novo campo de apreciação musical a essas crianças, que em sua maioria não conhece ou nunca teve contato com a nossa produção regional”, explicou Rosilene Araújo, chefe da Divisão de Educação Infantil da Semed.

Os alunos da professora Maria de Jesus, da Escola Ana Luiza (antigo Periquitinho Verde), são prova de como o projeto está dando certo. Eles fizeram a cantora Patrícia Bastos chorar. “Não deu para segurar, estou muito emocionada. Momentos como esses fazem a nossa arte ter sentido. Além do reconhecimento, é importante saber que ela pode se multiplicar por meio das gerações que virão e que você contribuiu com o seu grão de areia na formação de um futuro melhor para todos. A expressão que faz sentido: o mínimo é o máximo”.
artista111
Ao som da música Jeito Tucuju, composição de Val Milhomem e Joãozinho Gomes, a intérprete foi recebida com flores e roda de Marabaixo. As professoras contaram que, por intermédio da música, as crianças passaram a conhecer sobre a cultura do Marabaixo e até construíram instrumentos de percussão a partir de sucatas como latas, sementes, tampas e papelão. Kamilly Caroline e Felipe Jhonny, ambos com 5 anos, formam um dos casais dançarinos. “Eu aprendi a tocar a caixa, a dançar, aprendi sobre os escravos que criaram a dança”, revelou Jhonny. “Eu gosto muito dela [da Patrícia Bastos]. É muito bonita e tem a voz muito linda”, disse Caroline.

artista111111Na Escola Nilda Portal o ritmo que passou a fazer parte da rotina das crianças vem da musicalidade da Banda Negro de Nós. Lá, a criançada também já tem na ponta da língua a letra da canção que será apresentada no festival (evento de culminância do projeto). Silmara Lobato e os músicos estão ansiosos para ver o resultado, no palco. “Projetos como esses são louváveis, nos permitem o contato com crianças que ainda estão descobrindo a música, nos permite apresentar nossa musicalidade e receber o carinho sincero delas. Muito nos honra ter nosso trabalho entre os escolhidos para esta bela iniciativa”, falou Silmara no dia de sua visita à escola.

O colorido, as misturas de batidas e os ritmos da Zankerada são festa garantida para os alunos da Escola Meu Pé de Laranja Lima. As crianças se encantaram com o entusiasmo de Finéias Nellutty e a pegada dançante do seu estilo musical, mas a guitarra do cantor é que despertou curiosidade. “A molecada quer pegar, tocar, dedilhar, demonstra interesse em aprender a tocar um instrumento. Este projeto é muito bonito e necessário para a formação cultural de nossos filhos e da futura plateia que dará sustentação a tudo que produzimos aqui direcionado a nossa linguagem musical. Parabenizo todos os educandos que desenvolveram com muito amor este projeto”, expressou Nelluty.artista1
E na construção e formação dessa criançada, a música é expressa em todas as suas variáveis, por muitas vozes e uma só convicção. “Eles são o nosso futuro. A mídia nos bombardeia diariamente com cultura pobre, distante da nossa realidade e, agora, em uma iniciativa das escolas, temos a oportunidade de mostrar que o Amapá tem produções ricas”, relatou Adelson Preto, homenageado da Escola Sementinha. Ele lembra que no dia em que visitou a unidade escolar também se emocionou. “Cantei Festa na Senzala e Padroeiro São José, e uma criança cadeirante entrou na roda cheia de alegria, de vida, ele dançou até o fim e isso é uma demonstração de superação, porém, é mais que isso, é a prova de que a música não segrega, ela une”.

artista11111
O projeto “Um Passeio pela Cultura Musical Amapaense” vem sendo desenvolvido desde o início deste semestre nas escolas de educação infantil da rede municipal de ensino. Sua culminância ocorrerá nos dias 20 e 21 de outubro, com apresentações de palco que envolverá dança, expressão corporal, músicas e, claro, participação dos artistas. Também integraram essa iniciativa os cantores: Roneri, Zé Miguel, Banda Placa, Maria Eli, Nivito Guedes, Cley Luna, Amadeu Cavalcante, Lia Sofia, Grupo Pilão, Marcelo Dias, Julielle Marques e Rambolde Campos.

Texto e fotos: Rita Torrinha/Asscom Semed
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *