Projeto quer incentivar pesquisas culturais no AP através do batuque e marabaixo

‘Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo’ quer incentirvar estudos cuturais afro no Amapá (Foto: Divulgação)

Por Jorge Abreu

Um projeto pretende reunir informações sobre a história do batuque e do marabaixo, consideradas principais manifestações culturais do Amapá, através das memórias das famílias que dão seguimento às tradições. O objetivo é incentivar estudos e pesquisas sobre a cultura afro.

De acordo com o idealizador do trabalho, padre Paulo Roberto, a “Academia Amapaense de Batuque e Marabaixo” será aberta ao público interessado em conhecer as raízes afrodescendentes que deram origem às comunidades quilombolas do estado.

Ele destaca que o foco será o resgate de lembranças das famílias dos bairros Laguinho e Santa Rita, antiga “Favela”, além de comunidades quilombolas, como a do Curiaú.

Memórias de famílias tradicionais do Amapá vão compôr o projeto (Foto: Divulgação)

“O batuque e marabaixo são autênticas manifestações culturais do Amapá, que existem até hoje porque famílias mantém a tradição no Laguinho, na Favela e nas comunidades. O sentido da academia é preservar a memória dessas pessoas que, ao longo do tempo, lutaram por isso”, disse.

Segundo o padre Paulo, a prefeitura de Macapá vai doar um terreno para a construção da sede da academia. Além disse, o projeto busca parcerias e formas de captação de recursos para a execução. Ainda não há uma data prevista de início do trabalho.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *