Projeto Sesc Amazônia das Artes: hoje rola apresentação de poemas Recital Mormaço com Elizeu Braga/ AM.

Neste domingo (11), a partir das 19h, no Teatro Marco Zero, rola a apresentação de poemas Recital Mormaço, com Elizeu Braga de Manaus (AM).A apresentação integra a programação da 12ª edição o Projeto Sesc Amazônia das Artes, iniciado no último dia 5. A será 1kg de alimento não-perecível e a classificação é livre.

Foto: Raissa Dourado

Sobre o Recital Mormaço

O Rondoniense Elizeu Braga, é um “Poeta beradeiro” que após experiencias densas em sua vida, resolveu resgatar, o “seu eu menino” que ao se mudar da beira do Rio Madeira para a cidade de Porto Velho, sofria com apelidos pejorativos na escola. Elizeu é autor dos livros Cantigas e Mormaço, além de poemas publicados de formas diversas.

Inspirado na realidade ribeirinha o poeta mostra no espetáculo Mormaço, diversos elementos, resultado de experiências particulares que por meio da oralidade nos coloca em contato com estórias que parecem contados por um pescador.

A versão de 40 minutos traz ritmos misturados e acalorados que fervem dentro dos barcos. A espiritualidade e a resistência que vem da natureza que nos une serão apresentadas no Recital Ritual Mormaço. Os poemas dos livros Cantigas e Mormaço serão cantados e falados com toda a poética que arremeda as memórias da infância na comunidade de Itacoã e a liberdade dos mestres populares da região, que fazem tradição ser continuidade e não estática.

Mormaço é um banzeiro forte, criado por uma embarcação carregada de mitos, dores e felicidades de um povo que tem os rios como casa e crença.

Projeto Sesc Amazônia das Artes 2019

O Projeto Sesc Amazônia das Artes, que encerrará no próximo dia 18 de agosto, é realizado nos espaços cênicos do Sesc Araxá e alguns espaços públicos de Macapá. O evento que agrega todas as linguagens artísticas como: teatro, dança, circo, música, literatura, cinema e ações formativas em música e teatro, visa contribuir na circulação e intercâmbio da produção cultural da região Amazônica.

Participam do projeto artistas dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins – Estados que compõe a área que corresponde a Amazônia Legal – tendo ainda o Departamento Regional do Piauí como convidado, em virtude da identificação com o cenário social e cultural da
região, e também sua proximidade geográfica.

Fomentando a realização de atividades de desenvolvimento artístico cultural e, contribuindo para a democratização do acesso aos bens culturais na forma de espetáculos, shows, exposições de obras de arte e exibição de filmes entre os estados que compõe a Amazônia Legal, o projeto consegue integrar na programação trabalhos locais, contribuindo com a realização do intercâmbio com os artistas em circulação, garantindo acessibilidade em pelo menos um espetáculo como forma de inclusão.

Confira a programação completa AQUI.

Recital Mormaço – Foto: Letycia Amorim

Serviço:

Apresentação de poemas Recital Mormaço com Elizeu Braga/ AM.
Data: 11/08/2019 (hoje)
Local: Teatro Marco Zero, localizado no bairro Perpétuo Socorro
Horário: 19h.
Investimento: 1kg de alimento não-perecível.
Classificação: Livre.

Com informações da assessoria de comunicação do Sesc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *