Projeto ‘TECNO BARCA’ abre inscrições para residência artística no Bailique

Até o dia 15 de Maio estão abertas as inscrições para a residência artística do projeto “TECNO BARCA – Um ateliê galeria itinerante sobre a terra das águas”, que acontece entre 19 e 30 de Julho no Arquipélago do Bailique. A iniciativa reúne artistas que residirão durante 12 dias na Vila Progresso, compartilhando seus processos criativos, oficinas e intercâmbios junto às comunidades ribeirinhas.

As obras e ações resultantes serão instaladas em um barco – a “Galeria de Arte Flutuante” – que nos últimos dias da residência navegará pelo arquipélago, atracando nas pequenas vilas e convidando os moradores a participar das exposições, exibições de filmes e performances.

O TECNO BARCA busca conectar artistas e comunidades em ações de troca de saberes, criação colaborativa e formação de redes, apresentando diversas possibilidades de inserção da arte no cotidiano e no aprendizado.

Chegando em em sua terceira edição em 2019, o projeto é uma iniciativa do artista amapaense Wellington Dias, como uma oportunidade para se reconectar com as raízes familiares e levar ações artísticas a um lugar que geralmente está fora do circuito cultural.

Segundo Wellington, “Tecno Barca foi um chamamento, uma inquietude, um projeto imaginado e que se dá no coletivo, nos relacionamentos, na disposição para o encontro, a troca, o silêncio e atenção ao tempo da floresta, ao ciclo das águas, às urgências cotidianas, causos nobres e memórias dos ribeirinhos”.

Através de diversas parcerias, o projeto cresceu e hoje é realizado pelos coletivos Frêmito Teatro e Bando Filhotes de Leão em cooperação com a Cia. Supernova e o Coletivo Tensoativo, grupos independentes dedicados a movimentar a cena cultural amapaense. Em 2019, alguns dos artistas de fora do estado do Amapá que participaram da primeira e segunda edição retornarão ao Bailique para dar continuidade aos seus processos artísticos em diálogo com as comunidades e paisagens do Bailique.

Além dos participantes que retornam ao arquipélago, o projeto selecionará cinco artistas locais – residentes no Amapá – podendo ser oriundos de diversas áreas como artes visuais, artes cênicas e audiovisual. A inscrição é realizada através de um formulário online disponível no blog do projeto [http://tecnobarcabailique.blogspot.com/].

Para se candidatar, cada artista deve enviar informações sobre o trabalho que desenvolve e uma breve carta de intenção. O projeto oferecerá translado de barco até o Bailique, hospedagem, alimentação e uma ajuda de custo para os materiais das propostas artísticas.

SERVIÇO:

TECNO BARCA III – Um ateliê galeria itinerante sobre a terra das águas
Inscrições para artistas locais: até 15 de Maio
Data da residência: 19 a 30 de Julho de 2019
Inscrições pelo link: http://tecnobarcabailique.blogspot.com/
Contato: [email protected] | (96) 98107-1972)

REDES SOCIAIS:
Frêmito Teatro: https://www.facebook.com/fremitoteatro/
Bando Filhotes de Leão https://www.facebook.com/bandofilhotes.deleao
Cia. Supernova: https://www.facebook.com/ciasupernova/
Coletivo Tensoativo https://www.facebook.com/tensoativo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *