Projeto Teia Cultural abre inscrições para oficinas de audiovisual

                                                                                                     Por Alexandre Brito

Local das inscrições, no centro de Macapá – Foto: Elton Tavares.
O Projeto Teia Cultural abre, a partir de hoje (26), inscrições para três cursos ligados a área do audiovisual: Roteiro, Direção e Iluminação. Todos os cursos terão carga horária de 80h/a, comprovadas com a emissão de certificados pela Secretaria de Estado de Cultura aos alunos que atingirem a carga horária mínima exigida pela coordenação pedagógica dos cursos. Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, na recepção do Teatro das Bacabeiras, de 8h às 12h e de 14h às 18h, no período de 26 de janeiro a 5 de fevereiro de 2009.

O Museu da Imagem e do Som (SECULT/MIS) têm programadas, ainda para fevereiro, mais duas oficinas que terão como temática Produção e Fotografia para cinema e vídeo. Com isso, o MIS pretende cobrir áreas estratégicas da produção audiovisual do estado do Amapá, qualificando aproximadamente 100 alunos para atuarem nas diversas etapas que compõem as produções de cinema ou vídeo.

Abaixo, informações mais detalhadas sobre as três primeiras oficinas:

1) Oficina de Roteiro: apresentar aos participantes noções básicas para compreensão dos diversos tipos de formatos e estruturas de roteiros audiovisuais, vídeo e TV, seus elementos comuns e suas especificidades, produzir diversos tipos de documentos relativos ao processo de criação, confecção e produção de um roteiro audiovisual, introdução às teorias de dramaturgia e seus protagonistas, apresentação do ofício e técnicas de criação e produção de roteiros de cinema e vídeo.

Ministrante: Ivan Carlo (professor de ensino superior e roteirista), no período de08 de fevereiro à 16 de abril deste ano (somente 2ª, 4ª e 6ª feiras);Horário: das 9 às 12h, com vagas para 25 alunos.

2) Oficina de Direção: apresentar aos alunos conceitos sobre a função do diretor de cinema e vídeo além conceitos fundamentais de direção, análise de roteiro, planejamento de produção, procedimentos de gravação, processo de finalização, o papel do diretor da leitura do roteiro até a finalização da obra e aulas expositivas, com análise de material audiovisual (vídeo).

Ministrante: Manoel do Vale (publicitário e produtor independente), no período de 08 de fevereiro à 17 de março (de 2ª a 6ª); Horário: das 18 às 21h, com vagas para 25 alunos.

3) Oficina de iluminação: proporcionar aos alunos conceitos básicos de iluminação, cores da luz e a temperatura da cor, mistura aditiva e subtrativa, white balance, lâmpadas, refletores e acessórios, filtros para câmera e filtros e gelatinas para correção e efeitos, iluminação interna e externa e como obter efeitos.

Ministrante: Regi Cavaleiro (Jornalista e produtor independente), no período de 15 de fevereiro à 24 de março de 2009(de 2ª a 6ª); Horário: de das 9 às 12h, com vagas para 25 alunos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *