Promessa de 70 anos atrás é paga neste Domingo da Santíssima Trindade

Domingo da Santíssima Trindade, 27, no barracão da Tia Gertrudes Saturnino continua o Ciclo do Marabaixo com uma programação que inicia ao raiar do dia e encerra às 18h. É o dia em que a promessa feita para que Natalina Costa engravidasse é paga por seus descendentes e devotos. Missa, café da manhã, almoço dos Inocentes, brincadeiras, teatro, poesia, são dedicados às crianças para lembrar que a fé na Santíssima Trindade resiste ao tempo.

Santíssima Trindade dos Inocentes

Há sete décadas, quando a Santíssima Trindade já era louvada nos bairros Laguinho e Favela, atual Santa Rita, durante o Ciclo do Marabaixo, Gertrudes Saturnino, uma das pioneiras que atravessou a cidade para povoar outros espaços, levando as caixas de marabaixo e os ladrões contado o cotidiano das famílias, fez uma promessa para que sua filha Natalina Costa engravidasse. A bênção foi alcançada, nasceu Manoel da Costa, e um almoço foi oferecido para doze crianças, representando os apóstolos.

Manoel foi o primeiro filho de uma prole de 12, de Natalina Costa, falecida em 2017, aos 85 anos. Os filhos, netos e bisnetos dão continuidade à tradição e, junto com amigos e integrantes da Associação Berço do Marabaixo da Favela, e organizam a programação deste domingo, que foi incorporado ao Ciclo do Marabaixo festejado na Favela, que se dedica à Santíssima Trindade, representada por uma coroa com um pombo em cima.

Programação

Às 7h será servido o café da manhã no barracão da Gertrudes Saturnino, e às 9h começa a celebração da missa, na Igreja da Santíssima Trindade. Ao meio-dia é servido o almoço especial para as 12 crianças, e em seguida para todos os presentes. Durante a tarde toda tem brincadeiras, rodas de capoeira, teatro, pintura, poesia para as crianças. Neste ano o Berço do Marabaixo fez parceria com o grupo de teatro Os Desclassificáveis, que são os responsáveis pela parte lúdica do dia.

O Ciclo do Marabaixo iniciou na semana santa e encerra no dia 3 de junho, após a festa de Corpus Christi, quando os mastros são derrubados e os interessados em ser festeiros de 2019 se esforçam para pegar a bandeira da Santíssima.

Serviço:

Domingo da Santíssima Trindade dos Inocentes

7h – Café da Manhã
9h – Missa
12h – Almoço dos Inocentes
14h – Tarde lúdica para as crianças até 18h

Barracão da Gertrudes Saturnino: Av: Duque de Caxias entre Manoel Eudóxio e Professor Tostes

Igreja da Santíssima Trindade: Bairro Nova Esperança

Mariléia Maciel
Assessoria de Comunicação
Fotos: Márcia do Carmo e Mariléia Maciel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *