Promotor da infância participa de atividade para ressocialização de internos do Cesein

O promotor de justiça Alexandre Monteiro, titular da Promotoria de Justiça da Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude, acompanhou na sexta-feira (15), a final do II Torneio Interno de Futsal promovido pela Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), por meio do Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein). A segunda edição da competição, realizada na quadra poliesportiva do Centro, contou ainda com a presença de autoridades do Governo do Estado, do Judiciário e familiares dos jovens que cumprem medida socioeducativa.

A atividade faz parte do processo de reintegração social e mostrou que os internos podem participar de atividades esportivas de forma pacífica e responsável. A disputa, além promover entretenimento e lazer, visa analisar diversos fatores de cada interno, como comportamento, atitude e convivência.

A Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), ao final do torneio faz a avaliação de cada participante e emite um relatório que será enviado para a Vara da Infância e da Juventude, podendo diminuir ou agravar a medida socioeducativa aplicada aos infratores.

A diretora-presidente da Fcria, Natália Façanha, acompanhou o torneio e ficou satisfeita com o comportamento dos participantes. “Pudemos dar aos adolescentes a oportunidade do lazer e mostrar que podem participar de um torneio de forma tranquila. Com a presença dos familiares, os internos mostraram que erraram, mas que podem retornar para a sociedade”, ressaltou Façanha.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude, Esclepíades de Oliveira, destacou que a iniciativa tem por objetivo analisar o comportamento do jovem para que haja uma tentativa de que ele possa reingressar no meio social e familiar. “Estamos trabalhando nesse projeto na intenção de formar um time do Cesein para disputar torneios e amistosos fora do Centro”, anunciou o magistrado.

O membro do Ministério Público do Amapá (MP-AP) falou a respeito do papel do Estado nesse processo de ressocialização de jovens infratores. “O papel é cumprido quando reaproximamos estes adolescentes da sua família, por meio da mudança de comportamento e melhor convivência social. Assim, estimulamos e encorajamos cada um deles a melhorar sempre”, afirmou Alexandre Monteiro.

SERVIÇO:

Gilvana Santos, com informações e fotos da SECOM/GEA
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *