Promotora de Justiça do MP-AP palestra em Colóquio Internacional na Guiana Francesa

A Promotora de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Thaysa Assum de Moraes, proferiu, nesta terça-feira (24), no Anfiteatro do campus de Troubiran da Universidade da Guiana Francesa, palestra sobre a delinquência juvenil e os reflexos na região transfronteiriça franco-brasileira.

A explanação ocorreu durante o colóquio “Coopération judiciaire internationale en matière pénale” (Cooperação Judiciária Internacional em matéria penal), que ocorreu na cidade de Caiena nos dias 23 a 24 de Outubro de 2017.

A promotora coordenadora das Promotorias do Oiapoque proferiu a palestra no idioma francês, para um público formado por acadêmicos e profissionais da Justiça Criminal dos territórios fronteiriços formados pelo Brasil, França e Suriname, e teve como tema a “Délinquance juvénile em région frontalière” (Delinquência juvenil na região da fronteira).

Em sua explanação, Thaysa Assum abordou os principais fatores de risco que contribuem para a formação da delinquência juvenil na cidade do Oiapoque, citando projetos sociais que contribuem para a redução da criminalidade na região.

O simpósio contou também com participação da professora adjunta da Universidade da Guiana Francesa, Joana Falxa, do Promotor de Justiça do Tribunal de Justiça de Caiena, Eric Vaillant, do Procurador-Geral de Justiça do Tribunal da Guiana Francesa, Ramon Morey, além do Procurador da República, Antônio Augusto Teixeira Diniz, e o professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Carlos Eduardo Japiassú.

Conforme pontuou a Promotora Thaysa Assum de Moraes, “o objetivo do colóquio foi reunir conhecimentos jurídicos e abordagens teórico e práticas, a respeito de ações realizadas pelos três Estados participantes, a saber, Brasil, França e Suriname, em matéria penal, visando a cooperação entre as instituições judiciais e de persecução penal dos Estados nas matérias que lhes são reciprocamente afetadas”.

SERVIÇO:

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *