Promotora de Justiça Ivana Cei é nomeada pelo governador Waldez Góes para o cargo de procuradora-geral de Justiça do MP-AP

O governador do Estado do Amapá, Waldez Góes, nesta sexta-feira (21), nomeou a promotora de Justiça Ivana Lúcia Franco Cei para o cargo de procuradora-geral de justiça do Ministério Público do Amapá, para o biênio 2019/2021. A atual secretária-geral do MP-AP foi a mais votada pelos procuradores e promotores de Justiça para compor a lista encaminhada ao chefe do Executivo, composta também pelo atual procurador-geral de Justiça, Márcio Augusto Alves.

A eleição para escolha do PGJ ocorreu no dia 7, com a participação de 81 membros do MP-AP que votaram, em sua maioria, na promotora de Justiça Ivana Cei, que recebeu 66 votos, enquanto que Márcio Alves, teve 53 votos, sendo que cada membro poderia votar em até dois candidatos. Não houve votos em branco, nem nulos, e somente uma abstenção, por motivo de viagem no interior do Estado.

O governador Waldez Góes, assinou o Decreto nº 4862/2018, nomeando Ivana Cei para o cargo máximo do MP-AP, nesta sexta-feira (21), no Palácio do Setentrião.

Perfil Ivana Cei

Em 2011, foi eleita pela primeira vez para ocupar o cargo de Procuradora-Geral de Justiça do Ministério Público do Amapá, para o período 2011 a 2013, sendo reconduzida para o biênio 2013 a 2015. Segunda mulher a assumir a função de PGJ.

É titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e conflitos Agrários (Prodemac), coordenadora do Centro de Apoio Operacional Ambiental (CAOPAmbiental) e secretária-geral do MP-AP. Ivana Cei ingressou no MP-AP após sua aprovação no primeiro concurso para promotor de Justiça da instituição. Com a posse no dia 1º de novembro de 1991, logo recebeu a sua primeira designação: município de Oiapoque. Mas nem chegou a se deslocar para a região, pois com a promoção dos primeiros aprovados no concurso para as vagas de procuradores de Justiça, ela foi transferida para o município de Santana e, após seis meses, retornou a Macapá.

Doutoranda em Direito pela Universidade John F. Kennedy em convênio com o Instituto de Educação Superior Latino-americano-IESLA. Buenos Aires- Argentina, é Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e diplomada pela Escola Superior de Guerra – ESG, no Curso Superior de Inteligência Estratégica. Ivana Cei é Bacharel em Direito, pelo Centro de Estudos Superiores do Estado do Pará (CESEP/1984) e Pós-Graduada Lato Sensu em Direito Civil e Processual Civil pela Fundação Getúlio Vargas ; Pós-Graduada Lato Sensu/Especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Universidade Estácio de Sá (15/09/2000 a 08/12/2001); Pós-Graduada Lato Sensu em Direito Ambiental e Políticas Públicas Modalidade a Distância, em junho 2006, e demais cursos nas diversas áreas do direito em âmbito nacional e internacional, 1984 a 2008. Foi presidente da OAB Mulher, Secção Amapá.

SERVIÇO:

Gilvana Santos
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *