Promotora Eleitoral participa da cerimônia de escolha de urnas eletrônicas para auditoria no 2º turno das Eleições 2022

A promotora da 2ª Zona Eleitoral, Lindalva Jardina, participou da cerimônia pública para a escolha das urnas eletrônicas que passarão pelos Testes de Integridade e de Autenticidade nas Eleições de 2022. A cerimônia foi realizada, no sábado (29), pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amapá. O sorteio foi conduzido pelo presidente do TRE/AP, desembargador Gilberto Pinheiro, acompanhado do procurador regional do Ministério Público Eleitoral no Amapá, Pablo Luz de Beltrand, e da juíza e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE/AP, Gelcinete Rocha.

Assim como ocorreu no 1° turno, a Comissão realizará os testes em 23 urnas prontas para o uso em seções eleitorais.

O Teste de Integridade será realizado em 20 urnas que foram escolhidas por representantes de partidos políticos e entidades fiscalizadoras presentes na cerimônia. Essas urnas serão levadas para sede do TRE/AP, onde, no dia da eleição, será feito o teste de integridade, para comprovar que o voto digitado na urna será computado exatamente como foi digitado.

Já o teste de autenticidade será realizado em 3 urnas de seções eleitorais, que foram sorteadas durante a cerimônia, e que serão auditadas neste domingo (30), no local de votação das seções eleitorais sorteadas, antes da emissão da zerézima.

Os testes de integridade e autenticidade das urnas fazem parte dos procedimentos de auditoria e visam assegurar a lisura do processo eleitoral. No primeiro turno, a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica considerou positivos os testes de autenticidade e integridade, confirmando a eficiência e confiabilidade das urnas. Assim como no primeiro turno, todos os procedimentos, incluindo a escolha/sorteio, são filmados e transmitidos pelo Canal do TRE-AP no Youtube.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Mariléia Maciel
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *